PETROLANDENSE, PAULO LACERDA, TEM TRABALHO PUBLICADO EM REVISTA DE TURISMO

PETROLANDENSE, PAULO LACERDA, TEM TRABALHO PUBLICADO EM REVISTA DE TURISMO

Acaba de ser publicado, na Revista Applied Tourism (Qualis B2), um trabalho com o título: Roteiros para além do turismo: experiências com a comunidade local em Petrolândia-PE. De autoria do Turismólogo Paulo Lacerda, juntamente com o Turismólogo e Guia de Turismo Ranyerison Viana, e a professora e doutora em Turismo Ilana Kiyotani.

O relato de experiência foi desenvolvido através de um projeto piloto para programação de férias da Casa das Juventudes de Petrolândia. Em 2019, um projeto foi desenvolvido e aprovado pela Secretaria de Desenvolvimento Social para ser realizado pelo Departamento de Juventudes do Município. A motivação surgiu ao perceber que apenas espaços privados eram utilizados nas antigas colônias de férias, enquanto os espaços abertos e patrimoniais eram utilizados por turistas e alguns moradores.

A ação, melhor descrita no trabalho publicado, contou com a visita de campo de três lugares do município. Nesses lugares, temas de educação ambiental, turismo, patrimônio e cultura foram discutidos com os jovens. Uma mistura de aula de campo com lazer nos espaços turísticos da cidade. Se nossa cidade consegue atrair centenas de turistas que se interessam por suas belezas e sua história, porque essas belezas e essa história não estão ligadas à população local?

O trabalho de unir população e turismo deve ser feito com planejamento, responsabilidade e leva tempo, a ação foi uma proposta de incorporação de uma programação de férias mais sensível à realidade do município e que trabalhasse aqueles espaços até então desconhecidos pelos jovens. O turismo, antes de tudo, deve gerar benefícios para os espaços onde se instala, respeitando as pessoas, o meio ambiente, a cultura e a legislação local. Em Petrolândia, isso está longe de acontecer, mas isso é papo para outra hora…

Por fim, podemos lançar alguns questionamentos:

-Por quanto tempo o principal espaço institucional para prática de políticas públicas de juventude ficará fechado? É preciso reativar as ações da Casa das Juventudes, logicamente fazendo alguns ajustes necessários em sua estrutura física e organizacional, principalmente para aqueles jovens em situações vulneráveis.

-Outro ponto é a ativação do CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE, DIREITOS HUMANOS E MINORIAS, instituído pela Lei nº 1.331/21, mas que ainda não está em ação.

Segue abaixo o resumo e o link para acesso da publicação.

Link de acesso: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/ijth/article/view/18382/pdf

Resumo: O envolvimento da comunidade local é uma das principais bases de apoio para o desenvolvimento turístico de localidades, sobretudo quando são municípios pequenos, que podem sentir mais o não engajamento da população. A cidade de Petrolândia-PE, pequeno município do sertão pernambucano, é um desses casos, de destino turístico em ascensão onde a sensibilização turística para a comunidade local tem sido pouco eficiente. Com ação realizada junto ao poder público municipal, o presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de um projeto piloto aplicado à comunidade com vistas à valorização da cultura e geração de conhecimento por intermédio do turismo. As metodologias adotadas neste projeto piloto foram: vivenciar os roteiros turísticos, visitar atrativos locais, e aplicação de questionário aos participantes. Os resultados, a partir de uma abordagem qualitativa dos dados, mostram que a ação contribuiu para sensibilização turística e para o estreitamento de relações entre comunidade local e turismo, podendo ainda ser uma alternativa para o planejamento público municipal do turismo e como ferramenta de educação patrimonial e sensibilização turística.

Paulo Lacerda

Texto por Paulo Lacerda

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com