NOTA DE RETRATAÇÃO SOBRE FESTA NAS RUÍNAS DA IGREJA SAGRADO CORAÇÃO

NOTA DE RETRATAÇÃO SOBRE FESTA NAS RUÍNAS DA IGREJA SAGRADO CORAÇÃO

Três anos depois sai nota de retratação acerca dos riscos trazidos à Igreja parcialmente submersa do Sagrado Coração de Jesus. Patrimônio histórico, cultural e turístico da região é um marco para a memória dos atingidos por barragem, mas, mesmo tombada, sempre faltou por parte de muitos consciência quanto à sua preservação. A seguir, nota:

Em razão de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público Federal, na Procuradoria da República em Serra Talhada/PE, em decorrência da realização de evento festivo nas ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, parcialmente submersa no Rio São Francisco, venho a público, por meio da presente nota, conclamar aos habitantes de Petrolândia e região para que se conscientizem quanto à necessidade de preservação das ruínas da Igreja, importante bem do patrimônio histórico, cultural e turístico da nossa região, evitando a realização de atividades não autorizadas no local e que possam causar danos ou ameaçar o patrimônio histórico e o meio ambiente, bem como comunicando às autoridades públicas quaisquer atos dessa natureza.

André Lima”

O Blog Gota D’Água sempre denunciou e abriu espaço para denunciar tais práticas. A geógrafa, gestora de turismo, mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Milena Gomes, incansável defensora da causa há anos denunciava e lutava por consciência.

Nos links abaixo relembre os artigos: “Era uma vez… A nossa Petrolândia. A que foi e a que será” (2020) e “Como dizia Cazuza: A burguesia fede!” (2021):

https://www.bloggotadagua.com.br/2020/09/era-uma-vez-nossa-petrolandia-que-foi-e.html?m=1

https://www.bloggotadagua.com.br/2021/11/como-dizia-cazuza-burguesia-fede-artigo.html?m=1

Esse publicamos ainda outro artigo acerca do tema: “Mas quem diria que a Igreja Sagrado Coração estaria prestes a ruir?”

O tema também virou tema em nosso canal:

Em 2021 o Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGH) publicou e também cobra fiscalização e preservação:

Para além dos reconhecimentos e tentativas de reparação tardias (forçadas pela justiça) que haja, verdadeiramente, cada vez mais ações de conscientização, preservação e fiscalização (com punição grave aos infratores) para que tais matérias, artigos e todos os consequentes ataques e críticas aos que têm consciência social e ambiental, não precisem mais ser publicados.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com