BLOG GOTA D’ÁGUA ENCERRARÁ SUAS ATIVIDADES

BLOG GOTA D’ÁGUA ENCERRARÁ SUAS ATIVIDADES

No dia 17 de Setembro de 2024 o nosso trabalho frente ao Blog Gota D’água completa uma década de existência.
Quando nasceu em 2014 os blogs de notícias eram se não O, mas um dos principais meios de comunicação/informações da população, principalmente no interior.
Em nosso município os principais eram o Blog de Assis Ramalho, que se mantém como importante meio de resgate da memória e informação do município junto ao PN Notícias, de Alex Santos, que surgiu meses depois, e o Blog de Jair Ferraz, do saudoso amigo que trouxe marca própria para seu jeito de informar: seu famoso mascote “Gato Preto”, denunciando os descasos da política local.

O Blog Sítio Campinho, do professor Paulo Campos, contava a história do Icó Mandantes, Blog do Tony Xavier e o Sertão News, que migrou para o Oxente News, do poeta Alexandre Sertão, traziam informação e poesia e também se somam a esse seleto grupo de blogueiros.
Nosso Blog surgiu com uma proposta diferente: em vez de notícias, artigos de opinião sobre fatos do município, principalmente sobre as pautas política, cultura, educação e meio ambiente.
Mesmo quando trazia notícias locais, a proposta vinha em trazer reflexão sobre os fatos.
Fomos crescendo e incomodando podendo, então, ousar mudanças. Passamos a dar voz aos leitores para denúncias sobre descaso de políticas públicas em seus bairros além de incluir entrevistas com políticos e personalidades locais.
A maioria trazia polêmicas por mexer em pontos sensíveis onde os principais agentes de mudança não queriam mexer nas estruturas causadoras desses males.
Nosso trabalho se orgulha de poder ter contribuído para a solução de diversos desses problemas e desmascarar práticas políticas (contribuindo para a não reeleição de muitos deles). Sempre foi difícil achar indiferença ao citar a marca do GOTA: é amado ou odiado.
O Blog ganhou também um canal no YouTube que acirrou ainda mais esses sentimentos.
Promessas de parcerias não materializadas surgiram o que nos levou a migrar para um site e virar portal de notícias. Canal e Portal também fugiram da indiferença.

Nossas denúncias às células fascistoides nascidas aqui que balburdiavam espaços públicos para atacar a vacina contra a Covid-19 em plena pandemia, cobrança e conquista de inclusão de comunidade indígena Pankararu na lista de prioritários a receber essa vacina, entre outros.

Um dos momentos mais emblemáticos dessa nova fase foi a série de reportagens e artigos sobre uma certa quantia de dinheiro que seria para compra de voto para escolha da presidência da Câmara. O fato gerou barulho, busca e apreensão e uma pergunta que ainda ninguém respondeu e que sempre vem à baila em entrevistas:
“E aquele dinheiro, vereador? De quem era?”
Segue sem resposta e provavelmente assim seguirá.

MUDANÇA

Migrar para um portal de notícias regional exigia mais pessoas na equipe para garantir apurações in loco, cuja estrutura deveria vir das parcerias não concretizadas, além de total dedicação pessoal ao projeto (o que se tornou inviável com as demandas da vida pessoal, familiar, social, profissional, político e sindical).
Então chega o momento em que todo projeto precisa se compreender enquanto ciclo e, como todo ciclo, aceitar seu término.
A data 17 de setembro de 2024 será esse marco onde teremos o último artigo publicado a encerrar nossas atividades.
Blog, Portal e Canal não sairão do ar para garantir que a memória seja preservada e os erros do presente e passado não se repitam, mas não teremos novas publicações.
E como essa data antecederá as eleições municipais nosso compromisso social não nos permitirá ser isentos.
Até lá voltaremos às origens: artigos de opinião didáticos sobre o cenário político da cidade: O que fizeram os vereadores nesses quatro anos de mandato? O prefeito fez mudanças estruturais no município? Quem é a oposição em Petrolândia? Quem merece reeleição?
Serão artigos semanais voltando a ser publicados no blog original.
Começamos em 17 de Setembro de 2014 com esse compromisso social e encerraremos em 17 de Setembro de 2024 com o mesmo sentimento.
Doa em quem “se doer”!

Blog e Portal também continuarão publicando matérias e informes de sindicatos e movimentos sociais até seu término de forma gratuita como sempre foi. Denúncias e cobranças da população, desde que embasadas com provas, também podem ser enviadas para publicação.

E sigamos para esse ciclo final. Vida longa aos coirmãos que resistem a essa dura tarefa de manter a população informada.

Saudações da GOTA!

Abaixo a primeira publicação do Gota:

https://www.bloggotadagua.com.br/2014/09/ato-politico-cultural-e-pedagogico-em.html

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com