Petrolândia, sertão de Pernambuco, uma das muitas cidades atingidas por construção de barragem, mas que não sem lutar e garantir redução de danos a todas moradoras e moradores, tem forte um símbolo que liga passado e presente, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Barreiras na localidade regional que hoje está sob as águas), que, a representar a resistência dos que se negavam a abandonar seu chão, sua história, permaneceu em pé por todos esses anos ficando parcialmente submersa e sendo matéria de diversos portais e sites de notícias.
Reportagens a mostrar as “belezas da Atlântida Brasileira” a tornaram ponto turístico disputado por quem pode pagar, mas quando não se tem política pública de controle, preservação e manutenção, nos obriga a ler o que sempre alertamos: que suas estruturas estão se deteriorando e toda a obra sob riscos de desmoronar.
ONG’s, Instituto, estudantes, pesquisadores… Dezenas de conteúdos (entre artigos, reportagens, matérias) foram produzidos alertando sobre o tema (links ao final da matéria). Os diversos movimentos em proteção à igreja recebeu muito apoio positivo, mas também comentários desse tipo:
Mas, independente dos comentários, afinal, a favor ou contrários, todos fazem parte do diálogo, o que deveria causar indignação é que, inicia e encerra polêmicas, mas absolutamente nada de política pública de proteção permanente é apresentado.
Continuam banhistas a saltar da estrutura, motonautas a pilotar dentro da igreja, tudo devidamente registrado em suas selfies e redes sociais e nada é feito. Tanto não é feito que a “espantosa” descoberta de que parte da estrutura está a desmoronar não foi produzida institucionalmente.
Esse artigo não tem a intenção de propagar o pensamento do “EU AVISEI!”, como quem torce para ver o que resta da história desaparecer, mas de se somar às dezenas de vezes em que lutamos por prevenção e responsabilização dos que insistem sua diversão acima do interesse da maioria.
A próxima matéria sobre o assunto pode ter uma das seguintes manchetes:
“PREFEITURA DE PETROLÂNDIA, JUNTO A GOVERNO DO ESTADO E IGH, APRESENTA CRONOGRAMA E AÇÕES DE PRESERVAÇÃO DA IGREJA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS”
ou
“DESAPARECE SOB AS ÁGUAS A ÚLTIMA EDIFICAÇÃO DA REGIÃO ATINGIDA POR BARRAGEM”
Postas as possibilidades a escolha é das autoridades públicas e sociedade.
Artigo de opinião por Daniel Filho
CLIQUE PARA CONFERIR TODAS AS VEZES QUE MEDIDAS DE CONSCIENTIZAÇÃO E PROTEÇÃO FORAM COBRADAS:
https://www.petrolandiaemfoco.com.br/2020/12/pedido-de-tombamento-da-igreja-sagrado.html
https://www.bloggotadagua.com.br/2021/01/fundarpe-acata-e-igreja-sagrado-coracao.html
https://www.bloggotadagua.com.br/2020/09/igh-repudia-uso-das-ruinas-da-igreja.html
https://www.assisramalho.com.br/2021/01/prefeitura-de-petrolandia-comemora.html
https://www.bloggotadagua.com.br/2020/12/pedido-de-tombamento-da-igreja-sagrado.html
https://www.bloggotadagua.com.br/2021/11/petrolandia-de-potencial-turistico.html
https://www.bloggotadagua.com.br/2020/09/era-uma-vez-nossa-petrolandia-que-foi-e.html
https://www.bloggotadagua.com.br/2021/11/como-dizia-cazuza-burguesia-fede-artigo.html