RESPEITANDO DECISÃO JUDICIAL FESTA É CANCELADA EM PETROLÂNDIA

RESPEITANDO DECISÃO JUDICIAL FESTA É CANCELADA EM PETROLÂNDIA

Em suas redes sociais institucionais a Prefeitura Municipal de Petrolândia comunica o cancelamento da festa chamada “Arraiá dos Amigos”, cumprindo ordem judicial. O evento estava anunciado oficialmente desde o dia 4 de Abril.

A festa teve sua primeira edição realizada em 2017 no Projeto Apolônio Sales, na zona rural de Petrolândia. Fabiano Marques (REPUBLICANOS, na época PTB), atual prefeito, foi um dos idealizadores do evento. A proposta do evento era ser uma resposta à gestão da época e uma alternativa cultural à população, visto que há anos não se realizava mais a celebração do São João como evento oficial do calendário municipal.

Vencendo as eleições de 2020, compreendia-se que o agora prefeito Fabiano Marques cumprisse a promessa de campanha de resgatar o calendário de festas da cidade. Como o “Arraiá dos Amigos” era uma resposta à negação da festividade pela gestão pública da época, compreendia-se que, agora, Fabiano resgatasse as próprias festas juninas e não mais o evento que virou marca de pré-campanha eleitoral.

Foi também a compreensão do promotor de justiça da cidade, o senhor Felipe Venâncio Cortez, acatando ofício do vereador Said Sousa (PODEMOS) que, dentre as justificativas para o cancelamento, inclui o uso de cores relacionados à campanha eleitoral e não constar no calendário oficial e nem na previsão orçamentária da cidade.

REPERCUSSÃO

Nas redes sociais comerciantes e parte da população lamentam o cancelamento compreendendo que a festa poderia representar uma retomada da economia local, assim como garantir momentos de lazer e cultura após dois anos de isolamento social por causa da pandemia.

No entanto, contrários ao cancelamento, há muitas sugestões e cobranças de que basta mudar o tom equivocado do evento e realizar enquanto festejo junino tradicional.

A cultura de um povo é um bem popular. Não é politizar a cultura, especificamente no que se trata de festa popular. O povo precisa de lazer, é direito de todos.” declarou a moradora, professora, Zélia, na rede oficial do município. E completou com um exemplo: “No Recife o prefeito João Campos já autorizou a festa de São João através da Secretaria de Cultura.”

Resta à população aguardar se a gestão municipal, junto à Secretaria de Cultura da cidade, irá manter o cancelamento ou reformular e oferecer à população o tão esperado São João.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com