NO DIA DA ENFERMAGEM ENFERMEIROS DE PETROLÂNDIA NÃO TIVERAM O QUE COMEMORAR

NO DIA DA ENFERMAGEM ENFERMEIROS DE PETROLÂNDIA NÃO TIVERAM O QUE COMEMORAR

12 de Maio foi o dia internacional da enfermagem e, nacionalmente, a categoria celebra a aprovação do piso salarial e segue mobilizada para evitar que o presidente Jair Bolsonaro (PL) vete a proposta e atrase o reajuste.

No entanto, em Petrolândia, sertão de Pernambuco, enfermeiras, enfermeiros, técnicos e assistentes não tiveram o que comemorar.

Luta de anos e promessa de campanha de todos os candidatos, o tema insalubridade parece ter voltado para a gaveta e esquecimento.

Nossa reportagem procurou profissionais da região que estiveram engajadas na luta e campanha que garantiu, nacionalmente, em meio a pandemia, o aumento para 40% de insalubridade.

Pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) há uma graduação no pagamento do adicional, a depender do nível de exposição aos agentes nocivos à saúde: 40% do salário mínimo no grau máximo (passou a reconhecer na pandemia profissionais da enfermagem como grau máximo), 20% no grau médio e 10% do para o grau de insalubridade mínimo.

Petrolândia ainda paga o mínimo.

O QUE DIZEM AS PROFISSIONAIS?

Aqui em Jatobá continuam os 20%, agora Petrolândia é 10% e ninguém fala nada.” declarou Rosineide que atua nos municípios de Jatobá e Petrolândia.

A luta pela insalubridade está parada. Ficaram praticamente três concursadas na insistência da luta o que dificulta para levar o caso pra frente. As que na época eram contratadas pela prefeita mantiveram seus contratos, outras ganharam cargos, direção…

O sindicato (no município é o SINSEMP) não busca melhoria pra ninguém, não faz nada e quero ver quando sancionar o piso e o plano de carreira como o sindicato vai atuar para nosso enquadramento profissional.

A única coisa que eu soube relacionada à insalubridade veio do vereador Nego Almeida (REPUBLICANOS) que mandou requerimento para a prefeitura solicitando a revisão da insalubridade e a resposta que o prefeito deu foi que os médicos também teriam direito e que ficava difícil pagar a todo mundo. Mas eu lembro do vídeo que Fabiano gravou junto com o vice Rogério Novaes na frente do hospital garantindo que era plano de governo e que iria garantir insalubridade justa a todos os profissionais da saúde. Já é o segundo ano de governo e essa é a nossa situação.” declarou técnica de enfermagem que atua em Petrolândia.

O plano de governo apresentado ao TSE, no tema referente à Saúde, página 4, item 14, consta:

Garantir insalubridade digna aos profissionais de saúde

Link para o plano de governo:

https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2020/PE/25194/426/candidatos/170000740303/pje-befbeda5-Proposta%20de%20governo.pdf

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com