MINHA CASA, MINHA VIDA PODE SALVAR “PRÉDIOS-CAIXÃO”

MINHA CASA, MINHA VIDA PODE SALVAR “PRÉDIOS-CAIXÃO”

Mais um desabamento de “prédio-caixão” em Paulista – PE marcou o mês de julho em Pernambuco. No entanto em uma entrevista para o Portal Marco-zero, especialista foge do senso comum e aponta o programa “Minha Casa Minha Vida” como solução para evitar demolições e salvar prédios-caixão em Pernambuco.

Quem traz essa alternativa é o engenheiro Carlos Wellington Azevedo de Pires Sobrinho. Desde 1985 ele se dedica ao estudo de técnicas construtivas, em especial a de alvenaria resistente, usada nos chamados prédio-caixão.

O especialista diz que a desocupação e a demolição dos cerca de 2,5 mil edifícios classificados pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) com risco alto e muito alto não é a resolução do problema.

Sendo assim Carlos Welligton e equipe desenvolveram, após cinco anos de intensa pesquisa, técnicas capazes de recuperar esses edifícios, fazendo reformas nas fundações e nos pavimentos .

A técnica consiste em reforçar a estrutura com “paredinhas” na fundação, do primeiro pavimento e, dependendo da situação, no segundo pavimento também.

O presidente Lula assinou, no último dia 13, o novo programa “Minha Casa, Minha Vida”. O novo projeto traz no seu inciso II do artigo 2° a possibilidade para famílias de baixa renda de “promover a melhoria das moradias existentes para reparar as inadequações habitacionais”. Além disso, permite que entidades, como prefeituras e condomínios, conduzam projetos para este fim.

Os projetos de reestruturação custam entre R$ 25 mil a R$ 35 mil por apartamento, para recuperar o prédio. Valores que podem ser financiados através do programa minha casa minha vida.

Assim, o programa governamental não só ajuda a evitar tragédias, como também ajuda a diminuir o déficit habitacional da Região Metropolitana do recife.

veja entrevista completa no link : https://marcozero.org/como-o-minha-casa-minha-vida-pode-evitar-demolicoes-e-salvar-predios-caixao-em-pernambuco/

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com