HUMORISTA BRUNO SARTORI ALERTA PARA O USO DAS DEEP FAKES NAS ELEIÇÕES DE 2022

HUMORISTA BRUNO SARTORI ALERTA PARA O USO DAS DEEP FAKES NAS ELEIÇÕES DE 2022

Bruno Sartori é jornalista, humorista e influenciador digital brasileiro considerado um dos pioneiros na criação de sátiras através da técnica deepfake no Brasil. Trata-se de uma montagem onde a face e voz de qualquer um pode ser sobreposta a outra, literalmente “colocando palavras na boca” de quem quiser.

Sartori, que ganhou notoriedade com vídeos que satirizam entidades públicas como Jair Bolsonaro, Sérgio Moro e Lula fez um alerta para a evolução dessa técnica acerca de dois vídeos publicados por ele:

As eleições de 2018 foram definidas por uma onda de fakes com montagens grosseiras e absurdas. Do “kit gay” à “mamadeira de piroca”, passando por fotos de candidatos da esquerda postos como “drogados, bêbados, sujos, usando camisas com legendas ofensivas à fé” parecia óbvio que se tratava de montagem tamanha grosseria, no entanto, induziu milhares a mudar o voto.

Imagine, então, com o avanço da tecnologia de inteligência artificial, o crescimento do telegram e a falta de controle sobre a propagação desses conteúdos o quanto a democracia brasileira pode sofrer de novo com a produção e disparo em massa de conteúdos fakes com “cara e voz” reais.

A seguir dois exemplos usados por Sartori para alertar:

Essa voz não é de uma imitadora de Dilma. Ela foi criada 100% com inteligência artificial. É só um computador lendo um texto. Em algum porão escuro, podem estar agora produzindo conteúdo falso para usar durante as eleições. A vacina contra a desinformação é a educação!” declarou.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com