Bancários de todo o país rejeitaram a proposta de reajuste salarial apresentada à categoria pela Federação Nacional dos Bancos (FENABAN). Em assembleia virtual na noite da última sexta-feira (26), 97% dos participantes votaram contra o índice de reajuste apresentado pela federação para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários para 2022.
As principais reivindicações dos bancários são aumento real de 5% para os salários e demais verbas; aumento maior no VR e VA; maior participação nos lucros e resultados (PLR); e jornada de quatro dias por semana, sem redução de salário.
A proposta apresentada pela Fenaban é de reajuste de apenas 75,8% da inflação, com perda real de 2% nos salários. Ainda de acordo com a proposta, PLR, vales alimentação e refeição serão reajustados pelo INPC, sem aumento real. A proposta já havia sido rejeitada na mesa de negociação pelo Comando Nacional dos Bancários, e agora a rejeição foi referendada pela assembleia.
Segundo a direção do sindicato, é a 17ª rodada de negociação sem que as reivindicações dos bancários sejam contempladas.