Nesta última quinta-feira (18), a GRE Floresta realizou a segunda edição da FEIRA AGROECOLÓGICA no Romeirão, município de Tacaratu – PE. O evento que aconteceu em parceria com os núcleos de Educação do Campo dos municípios de Petrolândia e de Tacaratu, teve como protagonista o estudante da EJA Campo.
Os estudantes produziram, confeccionaram e comercializaram hortaliças, legumes, tubérculos, mel de abelha africanizada (conhecida como italiana), licores, comidas típicas, produtos artesanais (potes de barro, cestas, acessórios etc) e de artigos têxteis como mantas, redes, jogo de banheiro entre outros.
O projeto “Feira Agroecológica” busca fortalecer a renda dos estudantes que são agricultores familiares ou artesãos do campo, através das práticas agroecológicas e da comercialização de seus produtos de forma direta ao consumidor local.
“Existe uma troca de saberes antes, durante e após o evento. Os nossos alunos participam de palestras e oficinas com temas variando entre as práticas agroecológicas e de vendas. Temos metas ambiciosas que aos poucos ajudam a fortalecer a relação entre as comunidades do campo e da cidade, e como resultado disso, uma maior estabilidade da renda familiar de nossos estudantes”, contou a Técnica Agrícola da GRE Floresta, Cinthia Lima.
A 2ª FEIRA AGROECOLÓGICA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO contou com o apoio das equipes gestoras e de ensino da EREF Sergio Magalhães, EREM de Jatobá, Erem São Francisco e a EREFEM Icó Mandantes. Além disso, o evento exibiu atrações artísticas ao público oferecidas pela equipe e alunos da EREF Sergio Magalhães.