A associação AEC- Repensar, junto com o Itaú Social, Sintepe e Arbio, realizou formação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Paulo Afonso, por meio da Escola Municipal Manoel Nascimento Neto (BTN II).
O objetivo do Projeto chamado Experiências em Redes foi construir práticas inovadoras com objetivo de fortalecer o trabalho e a cooperação em rede, focado no incentivo à leitura de educandos do 3º 4º e 5º ano do ensino fundamental. Apresentando aos docentes, práticas para o trabalho em sala de aula que subsidiem a educação híbrida com novas tecnologias, tão necessárias em tempos de pandemia.
Contou com a presença de colaboradores e profissionais de várias instituições: AEC- Repensar: Daiane Braz, Marciel Pereirae Jaciely Santana; Sintepe: Daniel Filho e Arbio: Niedja Batista.
Junto com professores da Escola Municipal Manoel Nascimento Neto, realizaram a Oficina: Biblioteca como Instrumento pedagógico, que teve como objetivo mostrar a importância do espaço da biblioteca, como um meio fundamental do ensino, levando em consideração esse espaço onde o ato de leitura acontece e prevalece.
As atividades foram voltadas à leitura e conscientização do respeito com todos, por meio de reflexões e contação de história, que foram tiradas de temas do livro “Dayo e o Fantástico Livro da Liberdade”, de autoria do professor Daniel Filho. O livro aborda temas complexos da filosofia de forma lúdica para crianças.
A leitura é um dos caminhos mais seguros para a cidadania, é por meio do ato de ler que o indivíduo interpreta, se informa, conhece, e se conscientiza do seu papel enquanto aluno e cidadão.
Essa parceria, veio para afirmar e consolidar que a união nos torna mais forte e que juntos conseguimos mostrar a importância da leitura na vida social.
Quem ler incorpora conhecimentos inefáveis para interpretar melhor o mundo… A lei Aldir Blanc veio não apenas como alento para atenuar o desespero dos artistas que sobrevivem dos frutos de sua arte,
Mas também custear suas produções artísticas em todos os seguimento das artes, principalmente nas
Pequenas cidades do interior do país. Salve Aldir Blanc!!!