Em suas redes sociais o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou a data do pagamento da primeira parcela dos precatórios do FUNDEF que beneficiará 53 mil profissionais da educação que estavam em regência de sala de aula entre os anos de 1997 a 2006:
“Grande vitória da educação! O Governo de Pernambuco paga no próximo dia 8 de agosto, a primeira parcela dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (FUNDEF). Por determinação do Supremo Tribunal Federal a diferença nos recursos do FUNDEF repassada a menor pela União aos estados entre 1996 e 2006 será paga a partir de agora. No total, são R$ 3,8 bilhões para Pernambuco, sendo R$ 1,7 bilhão nesse primeiro pagamento, com 60% do montante destinado aos 53 mil profissionais da educação que estavam na ativa entre 96 e 2006.” Declarou o governador.
A conquista se deve bastante aos embates enfrentados pelos sindicatos e CNTE. A presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTEPE), Ivete Caetano, publicou:
“Nossa vitória se consolida com o pagamento dos precatórios no dia 8 de agosto, como anunciou o Governo do Estado.O pagamento desses precatórios são fruto de uma luta histórica que tem efetiva participação do Sintepe e da CNTE. Parabéns companheiros e companheiras que têm direito a receber, parabéns à luta coletiva e ao movimento sindical!”
O presidente licenciado da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e pré candidato a deputado estadual, Heleno Araújo, também ressaltou a importância da conquista:
“Foram 22 anos de lutas e reclamações que começou com a CNTE questionando ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o cálculo e repasse desses valores. Hoje esse anúncio de pagamento tem que ser celebrado como mais uma conquista da educação.”