OCUPAÇÃO DA BARRAGEM DE ITAPARICA: SÉRIE DE ATIVIDADES HOMENAGEIA E RELEMBRA A RESISTÊNCIA DO POVO

OCUPAÇÃO DA BARRAGEM DE ITAPARICA: SÉRIE DE ATIVIDADES HOMENAGEIA E RELEMBRA A RESISTÊNCIA DO POVO

Em 1986 o povo organizado (Sindicato Rural, povos tradicionais, associações, igreja…), tomou o canteiro de obras da CHESF. Responsável pelas obras de construção da barragem de Itaparica, a obra afetaria diretamente a vida de milhares de famílias em toda a região para sempre e não havia, até a ocupação e protestos, encaminhamento oficial e objetivo de qual seria o destino dos que teriam seus territórios inundados.

É preciso resgatar e manter viva a história das verdadeiras heroínas e heróis que deixaram suas rotinas para lutar, em plena ditadura militar, por justiça e, para isso, está programada uma série de atividades e reinvindicações em Petrolândia, sertão de Pernambuco.

IGH E AULA HOMENAGEM

O Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGH) iniciou hoje uma série de artigos que relembra o feito. Sob o título: “Itaparica, a grande batalha” a primeira parte pode ser acessada clicando no link:

O IGH ainda irá realizar no próximo dia 8 de Dezembro uma “Aula Homenagem”. O evento, pensado para estudantes da rede pública, acontecerá no Centro Cultural com a seguinte programação:

10h: Abertura


10h10min: Exibição do documentário “Barragem”da TV Viva

10h30min: Conversação

11h20min: Homenagem aos líderes do movimento

11H40min: Visita ao Memorial da Biblioteca Municipal

CINE CLUBE VELHO CHICO

Com apoio do Funcultura Petrolândia terá seu primeiro cineclube. O projeto Cineclube Velho Chico, coordenado pelos produtores culturais Daniel Filho, Duda Cordeiro e Gabriel Lisboa, presta homenagem ao cinema que existia na antiga cidade: Cinema São Francisco. Tem como objetivo exibir gratuitamente curtas e documentários nacionais, preferencialmente produzidos por cinegrafistas pernambucanos e da região, ou cujo conteúdo remeta à história da região. Ao final da exibição a proposta é de roda de conversa com realizadores, convidados, especialistas…

Com o início das atividades previsto para Janeiro de 2023 as primeiras exibições celebrarão esse fato histórico com documentários que mostram a ocupação e as consequências e resultados da luta e resistência do povo.

HOMENAGEM OFICIAL E CALENDÁRIO DA CIDADE

Tanto o IGH quanto os produtores culturais compreendem a importância do resgate e manutenção da história para que as futuras gerações melhor se compreendam (histórica e socialmente). Novos “empreendimentos”, como a discussão acerca da construção de um complexo de usina nuclear na região, podem vir a se tornar realidade e aprender com processos semelhantes para se discutir e pensar novas alternativas se faz necessário. Para tanto é preciso garantir políticas públicas que mantenham essa memória viva.

Um dos caminhos é a inclusão no calendário oficial de festividades do município, prevendo recursos e ações cruciais como atividades escolares, culturais, exposições, produção audiovisual, seminários…

O grupo pede apoio ao poder legislativo de Petrolândia para a elaboração e aprovação desse Projeto de Lei.

Entre ganhos e perdas do processo que afetou a vida de todas as comunidades ribeirinhas do sertão de Itaparica para sempre cabe às atuais e futuras gerações preservar essa memória.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com