O QUE ACONTECE COM O VOTO NULO E BRANCO? QUEM SE BENEFICIA?

O QUE ACONTECE COM O VOTO NULO E BRANCO? QUEM SE BENEFICIA?

A Constituição determina que os votos brancos e nulos não sejam contados como válidos.

O voto em branco significa que o eleitor opta por não votar em nenhum candidato. Para fazer isso, ele aperta a tecla “branco” na urna eletrônica e depois confirma. Quando o voto era em papel, esse tipo de votação era contada quando o eleitor não preenchia a opção na cédula.

Já o voto nulo ocorre quando o eleitor digita um número inexistente de candidato ou de legenda (no caso das eleições para deputado e vereador) e depois confirma. Para evitar anular o voto sem querer, é preciso conferir se a foto do candidato apareceu após digitar o número e só então confirmar.

Para a contagem de votos válidos é como se o eleitor abrisse mão do direto de escolher, já que ambos são desconsiderados na hora de calcular quem é o vencedor. Os votos são computados, mas não interferem na soma que elege quem obtiver mais votos válidos (dedicados a um candidato ou partido).

De acordo com o TSE, nas eleições de 2018, houve aumento nesse tipo de voto com relação aos pleitos anteriores. O percentual de votos nulos em 2018 foi de 6,14% no primeiro turno e de 7,43% no segundo.

Já os votos em branco corresponderam a 2,65% no primeiro turno e 2,14% no segundo turno. Efetivamente, então, esses tipos de voto “não vão” para candidato X ou Y, mas abrir mão da escolha pode favorecer, indiretamente, um candidato que você compreenda ser pior para o país.

Fonte: Senado

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com