Cerca de cem pessoas participaram da plenária do PT de Petrolândia nessa manhã de domingo (22) na câmara municipal. Com o tema “O Brasil que a gente sonha começa na nossa cidade” foi debatida a conjuntura política do país, estado, município culminando com a posse ao novo diretório que fica até 30 de Junho de 2025.
Compuseram a mesa: o presidente do partido no município, Daniel Filho; seu vice, Léo Lins; Ana Geisa, representante da JPT no município; Dona Elita Ramalho, liderança do assentamento Miguel Arraes, fundadora e primeira vereadora do PT na cidade; Jussara Araújo, professora representante dos núcleos de gênero Dandaras e Jurema; Padre Luciano, representante da arquidiocese de Floresta; Vicente Coelho, fundador e primeiro vereador do PT no município; Fabiano Moura, presidente do sindicato dos bancários; Cacique Marcelo Pankararu da Rede Sustentabilidade, Edilazio Wanderley, superintendente da Codevasf; Natan Caetano, presidente do STR e Clebson, coordenador regional do MST.
Edilazio Wanderley fez a análise de conjuntura nacional destacando a importância das esquerdas não baixarem a guarda frente à extrema direita que segue mobilizada. Afirma da importância de saber fazer alianças para melhor avançar nos projetos políticos e sociais que o partido defende.
Cacique Marcelo avaliou os avanços dos povos indígenas com os governos de Lula, mas que com unidade é possível avançar ainda mais. Aproveitou e cobrou uma agenda com o superintendente da Codevasf, Edilazio, para ver a questão de distribuição de água nos territórios.
Jussara Araújo avaliou a participação das mulheres na política, mostrando como pouco se avançou e como as mulheres, muitas vezes, são usadas pelas siglas partidárias para atingir cotas, mas subrepressentadas nas condições para se fazer campanha.
Natan Caetano e Daniel Filho analisaram a conjuntura local: crises dos perímetros irrigados, falta de avanços na área social e a importância da unidade para melhor definir a estratégia do partido para as próximas eleições.
O novo diretório é formado por:
Daniel Filho – presidente
Leo Lins vice
Niedja Batista – secretária de organização
Ana geisa – secretária de juventudes
Raiane Sales – secretária de finanças
Paula Viviane – 1ª secretária de mulheres
Mônica Caetano – 2ª secretária de mulheres
Francis Rubens – secretaria de comunicação
Cristiane Cavalcanti de Albuquerque – 1ª secretária de movimentos populares
Denaide – 2ª secretária de movimentos populares
Natan Caetano – 1° secretário de formação
Cássio Reimax – 2° secretário de formação