Imagens mostram desperdício de água para irrigação na da zona rural de Petrolândia, sertão de Pernambuco. A água jorrando de adutoras danificadas deveriam atender a projetos de irrigação do sistema Itaparica. Tais equipamentos são de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento do Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF).
Em 1987 o governo federal definiu que a empresa seria a responsável pelo controle e acompanhamento dos projetos agrícolas. No entanto, nos últimos anos, agricultores vêm tendo dificuldades em receber o suporte adequado. Produtores afirmam que a situação poderá afetar drasticamente a produção.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia (STR) cobra ações do governo atual quanto a gestão da CODEVASF. A atual gestão foi em empossada em 2019 e desde então a situação dos projetos só tem piorado.
“ Enquanto o governo não dá encaminhamento a gestão da codevasf, a situação dos perímetros irrigados do reassentamento de Itaparica é esse, e os agricultores não tem mais a quem recorrer, não podemos mais falar de irrigação se tratando do projeto Icó Mandantes ,Petrolândia”
Declara Natan Caetano Presidente do STR
O Projeto em questão (Icó Mandantes) é responsável por 11% da produção só 3° SR do sitema que tem um Valor bruto de produção de cerca de 34 milhões de reais.