O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE) esteve presente na Audiência Pública na Alepe ontem (14), sobre a prestação de contas da secretaria de educação no ano de 2022 e apresentou dados e números que mostraram inconsistência no argumento oficial do governo pela decisão de não apenas negar reajuste a mais de 52 mil trabalhadoras e trabalhadores da educação, mas sequer pagar o chamado “Valoriza” que se trata de uma bonificação resultado de rateio de sobras do FUNDEB que não podem ser remanejadas para outras áreas nem para o próximo ano.
Sindicato cobra transparência e pronunciamento oficial do governo para que justifique como investiu esses recursos na educação se o que se vê é falta de merenda ou mesmo de má qualidade, infraestrutura precária, redução de custos com folha de pagamento, terceirizados com salários atrasados, falta de repasse de verbas para manutenção das escolas.
Assista ao momento dos questionamentos levantados à Secretária de Educação, Ivaneide Dantas, pela presidenta do SINTEPE, Ivete Caetano.
Pois é. E esse dinheiro do Valoriza foi pra onde? Que é uma bonificação exclusiva para pagamento pessoal. É um absurdo. Tem que saber para onde este dinheiro foi relocado. Pois caracteriza desvio de finalidade.
Sobre o que se refere a ação conjunta dos contratados para que recebessem os retroativos de quando se aumentou o salário líquido em meados de junho de 2022, o que se tem feito… Porque mensagem de texto e mensagem no WhatsApp confirmando o andamento desse processo foi enviado aos requerentes! Mas nenhuma outra notícia foi exposta em mais de 40 dias!