FAFÁ E CAFÉ COM ARTE ROMPENDO FRONTEIRAS

FAFÁ E CAFÉ COM ARTE ROMPENDO FRONTEIRAS

O Portal Gota D’Água conversou com exclusividade com a franco-brasileira Diva Pavesi que está em visita ao Sertão de Itaparica para conhecer artistas e empreendimentos da região. Diva Pavesi é nascida em São Paulo com naturalidade carioca e nacionalidade francesa, vive em Paris há 35 anos. Editora, Jornalista, Escritora, Fotógrafa, Curadora para exposições do Museu do Louvre, Produtora Cultural, Marchand, Tradutora e Intérprete, preside a “Divine Académie des Arts Lettres et Culture”, que tem por objetivo condecorar grandes personalidades das artes, ciências, letras e cultura.

Por esse motivo viaja o mundo inteiro a convite de embaixadores o que a trouxe para Petrolândia, mais especificamente, para conhecer o trabalho cultural, econômico e social promovido pela Associação Café com Arte de Fafá.

Na entrevista pudemos conhecer um pouco da história de Diva, assim como saber sobre suas impressões acerca do país, Estado, região, suas artes e artistas:

Imagem: Arquivo pessoal

Através dessas viagens que faço pela ‘Divine Académie des Arts Lettres et Culture’, a convite de nossos embaixadores, recebo a gentileza de ser apresentada aos recursos, às belezas das artes e da cultura especialmente do artesanato brasileiro, e, mais especificamente, do artesanato do Sertão de Pernambuco. Fiquei muito feliz de poder abraçar essa linda viagem que me fez transportar através do Oceano Atlântico até o Sertão de Pernambuco. Passei por Recife, Serra Talhada, e quando pisei nessa terra abençoada que é Petrolândia tive o prazer imenso de conhecer as autoridades, os grandes artistas, os maiores artesãos dessa terra. Tive a grata surpresa e alegria de conhecer uma grande artista, uma grande empresária, empreendedora, uma mulher fabulosa, um ser humano de luz que tem uma missão cósmica fenomenal, estou falando daquela que é a musa para o sertão, e eu diria para o mundo, que é a artista Fafá. Com ela tive a possibilidade de descobrir o sabor da Tilápia, e o principal que considero um projeto magnânimo que é o de transformar a pele da tilápia em sapatos, sandálias, bolsas, cintos… Nunca pensei que fosse encontrar um projeto dessa magnitude. Conheço grandes nomes da monarquia, dos negócios, que usam sapatos com couro de onça, jacaré, mas nunca imaginei que fosse encontrar com pele de peixe. Então esse grande projeto me fez atravessar o oceano para reverenciá-la.

Ela me proporcionou momentos maravilhosos onde pude encontrar com mais de quarenta artesãs daqui de Petrolândia, que pude abraçá-las, compreender a luta, a motivação, que pude sentir a magia do Sertão. Elas são autoempreendedoras porque elas são suas próprias microempresas, elas que defendem o pão de cada dia e que tem de se ocupar da saúde e educação de seus filhos, cada uma com sua beleza, sua força, seu talento. Depois de conhecê-las fui conhecer propriamente o trabalho da Fafá. Ela, através de uma máquina de costura faz a realização de seus sonhos e seus projetos, ajudando a economia sem esquecer dos projetos sociais. Acredito que Deus é quem aponta a estrela que tem que brilhar e Fafá já nasceu com essa estrela. Ela é o sol e a lua ao mesmo tempo que consegue que todas as pessoas se aglutinem, brilhem, trabalhem e todas tenham o único objetivo que é o de sublimar o sertão e as artes.

É a primeira vez que venho ao sertão, a primeira vez que vim a Pernambuco foi há uns vinte e sete anos atrás, mas só conheci Recife, Maracaípe e Porto de Galinhas, mas foi como um turista. Essa semana não, eu vim como uma cidadã brasileira que queria conhecer as raízes. Mesmo meus descendentes não sendo dessas terras, eu me senti como Maria Bonita, uma mulher corajosa, que já nasce com uma força. Aqui pude conhecer artistas, secretários de Estado, prefeitos, homens e mulheres que estão imbuídos de ver suas cidades prosperarem. Eu creio que aqui existam pedras preciosas que um dia o mundo irá reverenciar. Eu diria um ‘spoiler’, brevemente, talvez, quem sabe a própria cidade luz não vá abraçá-las(…)”

Quisemos saber como se deu a aproximação e conhecimento com a artista Fafá e a região:

A personalidade que me trouxe aqui é embaixador da Divine Académie há sete anos, o senhor Adalberto que brevemente será condecorado num grau ainda mais alto, pelo total merecimento dos serviços prestados à sociedade e humanidade. Ao social, ao empresarial e agora às artesãs, e foi ele quem me apresentou à Fafá. Quando falou dela não quis ver foto, pesquisar no google… Quis vir pessoalmente dar um abraço, conhecer, reverenciar, olhar no fundo dos olhos. Sabe quando você sonha com uma mulher de vinte metros de altura de tão grandiosa e valorosa que é? Quando cheguei foi como ver um pequeno frasco de perfume francês, pois nos pequenos frascos se escondem as grandes essências e encontrei a maior essência do sertão.

Conheci ainda um sertão belo, com formosura, inteligência, sabedoria, humildade, competência… E me parece que aqui nessa cidade temos o mais belo por do sol (…) e Fafá representa essa beleza. Já faz parte do panteão de mulheres que lutam por um mundo melhor. Infelizmente as vezes parece que tem que vir alguém do outro lado, de um país distante, para reconhecer e valorizar, embora eu saiba que ela é muito amada nessa terra, em todo Pernambuco e até fora, mas quando uma pedra preciosa brilha, esse brilho atravessa o oceano e a gente merece que a reverencie.”

Falou ainda sobre suas visitas e personalidades que conheceu.

Tive o prazer de conhecer o cantor e compositor Josildo Sá, conhecer sua arte e foi uma tarde agradabilíssima. Uma mistura de baião, com samba… Conheci ainda uma voz linda, em Jatobá, que é da Ana Lima, cantora e diretora de cultura. Pude conhecer as cooperativas em Caraibeiras e adorei. Pude conhecer esse lindo lago artificial, a igreja submersa, coisa mais linda, nunca vi igual. Quero agradecer todos artistas e autoridades de todos esses locais que pude passar e me receberam de braços abertos. Gostaria de dizer que Paris está de braços abertos para todos eles. Para todas as autoridades, artistas, artesãs que desejarem, estou aqui para servir. Eu acredito que essa minha primeira passagem por essa terra maravilhosa vai deixar sementes numa terra fértil. Já tem a água, o sol, o amor, a vocação, a determinação, o sonho (…) e eu acredito nas instituições, nas pessoas e da força que esses sonhos têm para virarem realidade.”

FAFÁ E CAFÉ COM ARTE

Dos diversos empreendimentos e ações promovidos pela Associação Café com Arte, conduzidos pela artesã Fafá, o mais recente anunciado foi o projeto “Costurando o Empoderamento Feminino – Café com Arte”. O convênio com o Governo do Estado no valor de R$211.000,00 beneficiará dezenas de mulheres com curso e assistência para o início de uma produção têxtil no município. O novo espaço da Associação comportará todo maquinário recebido e será inaugurado em breve.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com