Aconteceu ontem (21), no auditório da EREM de Jatobá, Petrolândia, sertão de Pernambuco, o encerramento 2021 das atividades do Núcleo de Estudos de Gênero (NEG) Fridas da escola.
Apresentaram à mesa e público um balanço das atividades e conquistas em 2021:
O evento iniciou com apresentação cultural poética. Maria Vitória, Ivone Santos, acompanhada de seu irmão, Eraldo Santos, e sua filha, Iale, apresentaram suas poesias ao público. Na sequência as cerimonialistas, Maria Luíza Basílio e Nayara Basílio, convidaram a vice-diretora, Roseli Faria e o coordenador do NEG, Daniel Filho, para fazer a abertura do cerimonial.
Ana Geisa Cavalcanti apresentou o balanço de atividades 2021: Encontro virtual sobre Paulo Freire, retomada dos encontros presenciais, conteúdos semanais no instagram do núcleo, Prêmio Naíde Teodósio em Recife, intercâmbio com estudantes de Jatobá (Itaparica) mostrando como funciona e objetivos do núcleo, e, o considerado mais importante por abranger a cidade, a conquista de ver materializada em lei a distribuição gratuita de absorventes em escolas públicas da rede municipal, que se tornou possível graças à roda de conversa sobre o tema “Pobreza e dignidade menstrual” e reivindicação junto às secretárias e vereadores presentes no dia (você pode assistir ou rever esse encontro clicando no link ao final dessa matéria).
Dentre os projetos para 2022 foi anunciado: fixação da periodicidade mensal dos encontros presenciais sempre na data 3 (referente à data de retomada das atividades do núcleo em 2019), manutenção da periodicidade de conteúdo no instagram (@negfridas), elaboração de roteiro para documentário, criação de um podcast e a definição de estudar no primeiro semestre o Trabalho de conclusão de Curso do psicólogo petrolandense, Sanches Max Jesus Viana. Sob o título: “ISSO NÃO É DE DEUS!”:Experiências sertanejas de LGBTs cristãos na ‘diver-cidade’” de Petrolândia, Sanches, membro do coletivo “Petrolândia de verdade”, irá apresentar o resultado de suas pesquisas e debater junto o tema da intolerância e lgbtfobia nos espaços de fé.
Representações políticas do Estado e Município foram convidadas a compor mesa:
Leuza Nogueira – Coordenadora dos núcleos de estudos de gênero da SEIP Secretaria de Educação; Salete Gonzaga – Coordenadora regional da secretaria da mulher; Mauricélia Pedrosa – da Gerência de Formação de Gênero; Lúcia Gomes e Margô Pedrosa – Superintendência Pedagógica da Secretaria de Educação Integral e Profissional; Elaine Dias – Gerente de formação em gênero da secretaria da mulher; Fabíola Queiroz – Coordenadora da Coordenadoria de Mulher do município; Jane Souza – Coletivo Chicas; Max Sanches – Coletivo Petrolândia de Verdade; Ana Patrícia – Secretária de saúde do município; Maria Helena – Secretária de Cultura do município e Adelina Martins – Vereadora (PODEMOS).
Facultada a fala todas as presentes fizeram questão de destacar a importância dos núcleos de estudos para o empoderamento, principalmente, das estudantes e, em especial, o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Núcleo Fridas desde sua retomada (2019).
O cerimonial foi concluído com a entrega de livros e tablets para Daniel Filho e Jussara Araújo (NEG Dandaras, não pode estar presente), contemplados com o XII Prêmio Naíde Teodósio, mas continuou com um jantar e apresentação musical de artistas locais com história nos NEG’s: Duda Cordeiro, que participou do então grupo de estudos “Reinventando Frida Kahlo”, hoje formada, produtora cultural, música e cineasta; e Léo Lins, estudante de direito, músico e um dos fundadores do NEG Dandaras da EREM Maria Cavalcanti Nunes. Na ocasião ficou registrada a possibilidade de Leo receber moção de aplausos, entre outras personalidades trans do estado, da Câmara Municipal de Vereadores do Recife, fato que encheu de orgulho a todos presentes.
Mesmo com muita chuva, o evento contou com grande público.
O núcleo organizativo NEG Fridas, formado por Daniel Filho, Jaciele Barbosa, Ana Geisa Cavalcanti, Giorda Santos, Maria Vitória, Maria Luiza e Nayara Basílio, agradecem a todas e todos presentes, à gestão da escola, na pessoa de Audrey Clécia, que sempre apoia as atividades do grupo, à Mayra Doria, pelo apoio na decoração, poetas, músicos, às amigas da alimentação e limpeza que puderam proporcionar uma excelente refeição e ambiente aos convidados.
Link para o vídeo:
Texto: Daniel Filho
Imagens: Laura Castor