Aconteceu ontem (28) o primeiro debate entre candidatas e candidatos à presidência da República promovido pela Rede Bandeirantes: Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe D’Ávila (NOVO) e Soraya Thronicke (União).
Segundo pesquisa do Datafolha, Simone Tebet seria a vencedora entre os eleitores indecisos e o maior perdedor Jair Bolsonaro.
Ao final do debate, 51% dos entrevistados avaliaram que o presidente foi o que teve pior desempenho entre os seis candidatos.
Lula foi avaliado como o pior debatedor por 21% dos entrevistados. Ciro Gomes (PDT) foi o segundo mais bem avaliado.
ATAQUES
Bolsonaro falou para sua bolha e não perdeu oportunidade de atacar mulheres no debate. Foi agressivo com a jornalista Vera Magalhães e a senadora Simone Tebet (MDB). Questionado sobre a desinformação difundida contra a vacina da covid-19, Bolsonaro reagiu de forma violenta.
“A cobertura vacinal está despencando nos últimos anos. Em que medida que a desinformação difundida pelo presidente pode ter agravado a pandemia de covid?”, perguntou a jornalista.
“Vera, não pude esperar outra coisa de você. Acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão em mim. Não pode tomar partido num debate como esse. Fazer acusações mentirosas a meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro”, declarou.
Depois, Bolsonaro criticou a CPI da Covid e disse que Simone Tebet era “uma vergonha no Senado Federal”. “Não tô atacando mulheres não. Não venha com essa historinha de se vitimar”, disse, em seguida.
As investidas repercutiram contra Bolsonaro. Ainda durante o debate milhares de apoios foram sendo declarados às vítimas. A candidata Soraya Thronicke respondeu a Bolsonaro e se solidarizou com a jornalista. “Eu quero aproveitar, sou muito tranquila, bandeira branca. Mas, quando eu vejo o que aconteceu agora, contra a Vera, eu fico extremamente chateada. Quando homens são tchutchucas com outros homens e com mulheres são tigrão, fico extremamente incomodada.”
MUDANÇA DE CENÁRIO?
Dificilmente o resultado do debate de ontem deverá afetar algo na balança da corrida. Bolsonaro falou para dentro da sua bolha e seus ataques afastaram qualquer tipo de apoio vindo da ala dos indecisos, como mostrou a pesquisa. Lula escolheu um discurso mais ameno e não deve ter conquistado mais indecisos, no entanto, pode ver migrar a seu favor muitos votos de Ciro Gomes que não conseguiu se destacar em sua participação.
Simone Tebet, que, até aqui, pontua 2% da intenção de votos, pode apostar mais nos ataques e, como mostra a pesquisa com indecisos, conquistou holofote para a “terceira via”.