O blogueiro Magno Martins publicou vídeos que mostram, minimamente, incoerência e desrespeito ao atual cenário de alta da pandemia. O evento foi o casamento de Pedro Campos, filho de Renata e Eduardo Campos, irmão do prefeito do Recife e pré-candidato a deputado federal pelo PSB, com a dentista Augusta Carneiro.
O evento aconteceu na Praia dos Carneiros, Litoral Sul do Estado. Aglomeração e ausência do uso de máscaras chamam atenção nos vídeos que foram postados nas redes sociais pelos próprios convidados.
O Blog cita que havia dois mil convidados, o que atenderia ao último decreto do governo do Estado para eventos sociais “Ambientes abertos: 50% da capacidade do local ou 3 mil pessoas, o que for menor”, exigindo passaporte vacinal e teste rápido 24 horas antes do evento.
No entanto há compromissos de segurança para que eventos assim ocorram e, claramente, como podemos ver nos vídeos postados nas redes sociais pelos próprios convidados, não foram cumpridos: aglomeração, ausência do uso de máscaras, nenhum distanciamento social e sem parecer que houve fiscalização quanto ao passaporte vacinal ou mesmo teste rápido para os convidados.
A publicação gerou revolta nas redes sociais com comentários que reforçaram a incoerência e falta de empatia perante o atual cenário epidemiológico por pessoas que deveriam, enquanto representantes políticos ou mesmo aqueles que colocam seu nome enquanto pré candidatos, dar o exemplo.
ENQUANTO ISSO
Um dia após o casamento eventos com aglomeração foram dispersos em Recife e Olinda. Em Recife uma ação conjunta do Procon Pernambuco, Agência pernambucana de Vigilância sanitária, Polícia Militar e Bombeiros encerrou uma festa no Clube Português, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife.
Em Olinda uma aglomeração de foliões foi dispersa por equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. Nesses últimos dois casos o desrespeito aos protocolos que motivaram os vetos são semelhantes aos cometidos na festa da família Campos.
Dois pesos, duas medidas (?).