Ontem (22) iniciou a série de entrevistas com presidenciáveis do Jornal Nacional na Globo. O primeiro entrevistado foi o presidente, candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro. Em 40 minutos de entrevista o candidato mentiu pelo menos 13 vezes. Foi preciso o G1 fazer uma reportagem esclarecendo fatos (entrevista e matéria que você tem acesso clicando no link ao final).
Afirmar que Manaus foi atendida em menos de 48 horas sobre a crise de oxigênio no ápice da pandemia, de que nunca xingou ministro, que nunca imitou alguém com falta de ar, que não há corrupção em seu governo, duração do lockdown, efeitos colaterais da vacina, aumento de contaminação pela Covid com isolamento em casa, de que seu governo criou o PIX, que não houve aumento de combustível em 2022 e até de que seu governo foi responsável pela obra da transposição do Rio São Francisco, deram o tom da sua entrevista. Não bastando as flagrantes mentiras, conseguiu ainda fazer deturpações de fatos relacionados ao Auxílio Brasil, auxílio emergencial,urnas eletrônicas, números do desmatamento, de queimadas, que teria pacificado o MST (?), votação sobre a proposta de Emenda Constitucional 23/21, que alterou as regras de pagamento dos precatórios.
A busca “Bolsonaro imita falta de ar” se tornou uma das pesquisas em destaque no Google ainda durante a entrevista onde ele desafiou os entrevistados a apresentar um vídeo seu que fosse imitando alguém com falta de ar.
Ainda assim analistas consideram que o teor da entrevista não o comprometeu, pois falou para seu grupo que crê e ajuda a propagar suas mentiras, tampouco contribuiu para a conquista de votos de indecisos. O material serve para os grupos fazerem recortes, numa edição seletiva, e propagar nas redes sociais as partes mais interessantes (tanto para situação quanto oposição).
Haveria, portanto, uma neutralidade aparente no resultado da sabatina quanto à sua intenção de votos.
A série de entrevistas terá ainda a presença de Ciro Gomes (PDT) hoje (23); Lula (PT), na quinta (25); e Simone Tebet (MDB), na sexta (26).
MATÉRIAS RELACIONADAS