No último domingo, dia 30 de abril, véspera do dia do trabalhador, lideranças dos assentamentos e acampamentos do MST de Petrolândia e de Tacaratu reuniram-se na Agrovila Rosa Luxemburgo (5 do Antônio Conselheiro I), para avaliar os últimos anos da Reforma Agrária na região de Itaparica e planejar novas ações. Na ocasião, estavam presentes lideranças das comunidades Abreu e Lima, Antônio Conselheiro I e II, Acampamento Canaã, Acampamento Chico Mendes, Assentamento Moura, entre outros.
As lideranças presentes, que formam a coordenação regional do MST Itaparica, avaliaram o papel do INCRA na condução das atividades técnicas, as demandas das áreas de acampamentos e assentamentos da região e o papel dos assentados e assentadas no desenvolvimento das comunidades. Além disso, ficou acertado o local do próximo encontro, que acontecerá no Assentamento Antônio Conselheiro I com representantes de outras instituições.
Após a reunião, os representantes presentes visitaram a Agroindústria Malhada da Quixabeira, unidade de beneficiamento adquirida pela própria comunidade em parceria com o Programa Força Local da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) no valor de quase oitenta mil reais.
A unidade está em fase de conclusão, para em breve, iniciar as atividades de embalagem, armazenamento e distribuição de alimentos das áreas de Reforma Agrária.
Informações: Regional MST Itaparica