XVI ENCONTRO DO PT DE PERNAMBUCO CONFIRMA ALIANÇA COM PSB

XVI ENCONTRO DO PT DE PERNAMBUCO CONFIRMA ALIANÇA COM PSB

Aconteceu ontem (15), no Recife Praia Hotel, em Boa Viagem, o XVI Encontro Estadual o do PT onde 200 delegados de todas as correntes e regiões do Estado debateram conjuntura política, debateram tática eleitoral e definiram pela oficialização do nome da Deputada Estadual Teresa Leitão (PT) para a disputa do Senado e de Danilo Cabral (PSB) ao Governo do Estado, marcando, oficialmente, o retorno da aliança PT-PSB de volta à Frente Popular em defesa da candidatura de Lula para presidente.

Esteve presente o Governador Paulo Câmara e do pré-candidato ao Governo do PSB, Danilo Cabral, com discursos a demonstrar uma união em torno do que chamaram de “time de Lula”, mas não sem fazer reconhecimentos das diferenças e fissuras que os partidos enfrentaram nos últimos anos.

Nas falas não faltaram críticas a todas pré-candidaturas da oposição.

Em sua fala, Teresa Leitão disse que é preciso olhar bem a proposta de todos os pré-candidatos ao Governo. A parlamentar, defensora das bandeiras da educação, lembrou que têm candidatos que estão defendendo a educação mas não implantaram sequer o piso enquanto foram prefeitos.

A pré-candidata ao Senado disse ainda que a eleição deste ano é diferente das anteriores pois temos “os candidatos do miliciano”, alertando para o cenário atípico da democracia brasileira.

Em sua palavra, o Senador Humberto Costa não poupou críticas. Reconheceu que teve divergências com Teresa Leitão, mas que ela é um nome petista de verdade que “não sai do partido na primeira chuva que aparece”.

Declarou ainda: “Aqui em Pernambuco não estamos divididos, não temos dois palanques. Lula estará com o pé em uma única canoa para eleger Danilo e Teresa! Não adianta nada dizer que estava com Lula e quando a Lula mais precisava, virar as cotas. Quem faz isso não é lulista.” disse Humberto, numa clara referência a candidaturas que se apoiam na imagem de Lula sem assumir a estratégia do Partido a nível nacional e estadual.

Em sua fala, Danilo fez um retrospecto de sua trajetória política lembrando ter sido fruto do serviço público e assumindo compromisso com o setor.

Junto ao colega parlamentar, o deputado Carlos Veras (PT), lembrou de quando dividiram as mesmas pautas e votações em pontos importantes para os direitos do povo, como reforma da previdência, trabalhista, vale-gás e aprovação do Piso da Enfermagem.

Foi aguardada uma fala do pré-candidato se retratando com o voto que deu a favor do impeachment, hoje comprovadamente Golpe a desestabilizar as instituições democráticas do país, de Dilma Rousseff, o que não aconteceu.

O pré-candidato a deputado federal, Fernando Ferro (PT), foi um dos presentes a defender, minimamente, esse gesto para uma retomada de confiança à aliança. No entanto isso não impediu que a grande maioria dos delegados aprovasse o retorno à aliança.

Danilo Cabral defendeu ainda a unidade em torno de Lula para tirar Bolsonaro da presidência. Relembrou os tempos de avanços do Estado quando Eduardo Campos governou o Estado com Lula na presidência e como seria importante a retomada dessa aliança, dessa vez, com ele governador.

O PSB ainda não definiu quem irá compor a chapa como vice.

O PCdoB, que ocupa atualmente a vice com Luciana Santos, não compareceu ao Encontro.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com