Em Olinda o ex-vice-prefeito de Olinda, Paulo Valença, foi violentamente agredido por um vizinho bolsonarista que alega odiar o PT e petistas. Paulo ainda foi chutado pelo agressor quando caiu desacordado e sangrando. Em suas redes sociais descreveu:
“Aos queridos amigos(as), familiares…
Ontem fui agredido por um vizinho bolsonarista que odeia petista. Fui muito bem atendido pelos vizinhos, pelo SAMU e pela emergência do SASSEPE. A partir da emergência do SASSEPE, foi encaminhado todos os procedimentos necessários… tomografia da cabeça, radiografias do tórax, da coluna cervical, lombar, sutura do corte na cabeça com três pontos, curativos, medicamentos…
Hoje já estou melhor me recuperando na casa do meu filho Paulinho, e amanhã vou registrar o boletim de ocorrência na delegacia de polícia de Maria Farinha-Paulista aonde ocorreu o delito.
Agradeço muito a Deus por não ter acontecido o pior. O Mateus, trabalhador que estava dedetizando o apartamento do Sr. Alberto, vizinho agressor e que por ordem dele sem combinar com os demais moradores passou a colocar o veneno também no jardim e no local aonde tem um poço d’água. O Mateus evitou o mau maior, interceptou uma pedra lajota que o agressor ia atirar em mim, depois de eu estar caído desmaiado e sangrando, mesmo assim levei dois chutes, conforme informações dos vizinhos. Desde já agradeço todas as manifestações de solidariedade que estou recebendo e ratifico a importância do SUS(SAMU) do SASSEPE e a competência e humanismo de todos os profissionais que me atenderam. Destaco também a visita que recebi da companheira Florentino Cabral uma das nossas representantes dos Servidores Públicos na gestão do SASSEPE.
Viva o SUS, viva o SASSEPE.”
Em Nota o Partido dos Trabalhadores de Pernambuco se pronunciou:
O Partido dos Trabalhadores em Olinda vem externar seu repúdio e consternação em relação aos atos de violência física praticados por motivação política contra ao ex-vice- prefeito de Olinda, e dirigente partidário, companheiro Paulo Valença, por um militante bolsonarista.
Infelizmente o Brasil tem assistido, nos últimos anos, diversas ações de violência praticadas por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro e respaldadas pelos discursos de ódio propagados irresponsavelmente por ele, um político que considera razoável disseminar falas que ataquem diferentes grupos sociais, desde seus opositores até as minorias.
O companheiro Paulo Valença que sofreu as agressão física proporções graves, precisou de cuidados hospitalares, tem sua trajetória política pautada pelo respeito a ideais democráticos, sendo reconhecido por sua postura conciliadora pautada no diálogo e respeito as diferentes posições ideológicas.
Ações de violência como as sofridas pelo companheiro Paulo Valença buscam intimidar, ameaçar e silenciar aqueles militantes que não constituem sua base política, assim como, aqueles que tem se levantado em defesa da democracia e contra o discurso de ódio as minorias.
Diante disso, o Partido dos Trabalhadores em Olinda ao tempo que se solidariza com companheiro Paulo, manifesta sua indignação, colocando a disposição a sua estrutura partidária, para que possamos garantir junto aos órgãos competentes o respeito a Constituição Federal e as demais normas, investigando prontamente e responsabilizando os agressores. A violência por motivação política não é somente individual ou partidária. Ela viola as bases da democracia e do Estado de direito, e ameaça as liberdades públicas de todas/os e cada uma de nós.”
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Pernambuco também lançou nota:
“A CUT Pernambuco e seus sindicatos filiados manifestam solidariedade ao companheiro PAULO VALENÇA, ex-presidente da Central e do Sintepe, que ontem foi agredido por um vizinho que se diz bolsonarista e odeia as pessoas que pensam contrário em relação ao atual presidente desde 2018.
Essa é mais uma agressão política desencadeada com o golpe de 2016 e ampliada durante as eleições de 2018. Ela representa uma posição política autoritária e deve ser combatida não apenas pelo sistema de segurança mas também por quem, no mínimo, defende a civilidade.
Paulo foi socorrido pelos vizinhos, depois pelo SAMU e em seguida levado para emergência do SASSEPE, onde recebeu os os procedimentos necessários.Ou seja, tomografia da cabeça, radiografias do tórax, da coluna cervical, lombar, sutura do corte na cabeça com três pontos, curativos, medicamentos.
Hoje pela manhã, dia 18/05, foi registrado o Boletim de Ocorrência na delegacia de Polícia de Maria Farinha-Paulista, bairro onde ocorreu a agressão e logo depois exame de corpo delito no IML.
Segundo Paulo Valença, o vizinho agressor mora no mesmo prédio há 40 anos, e desde da eleição presidencial passada mudou completamente seu comportamento e atitudes Ontem, 17/05, por ordem dele e sem combinar com os demais moradores passou a colocar veneno no jardim e no local aonde tem um poço d’água. Paulo reclamou e o vizinho reagiu de forma grosseira e covarde.
“Na ocasião, o trabalhador Mateus de empresa de dedetização, evitou uma tragédia, uma vez que interceptou uma pedra lajota que o agressor ia atirar em mim, depois de eu estar caído desmaiado e sangrando, mesmo assim levei dois chutes, conforme informações dos vizinhos”, explica Valença.
O movimento sindical cutista expressa toda importância da luta de Paulo Valença, no sindicalismo e política de Pernambuco, bem como se coloca à disposição do companheiro não deixe impune a incabível agressão, que vai de encontro aos preceitos democráticos que devem reinar na sociedade.
Firmes na luta, estamos juntos e apoiamos o companheiro Paulo Valença!”
https://www.instagram.com/p/CdtKIldLsrT/?igshid=YmMyMTA2M2Y=