O que era para ser exceção virou regra quando o assunto é viajar pela empresa de ônibus intermunicipal progresso.
Semanalmente diversos passageiros sofrem com a oferta de poltronas do tipo “leito”, mais caros com variação de preço entre R$30 a R$60 reais a mais do que o valor da viagem do tipo “executivo”. Mas na hora do embarque se tornou comum os clientes receberem a “notícia” de que o serviço comprado está indisponível (sempre sobre a alegação de estar quebrado). O resultado sãos transtornos muitas vezes graves, como pessoas idosas, TFD (tratamento fora de domicílio) ou com deficiência, que se dispuseram a pagar mais caro por um pouco mais de conforto.
Esses passageiros, então, não apenas perdem o mínimo de conforto como enfrentam uma série de transtornos: ter que ficar com a poltrona que sobrar (muitas vezes as últimas, mais apertadas e incômodas), escolher alguma vazia aleatoriamente e ter que ceder, em outra parada, para outro passageiro que comprou aquela poltrona ou mesmo perder a viagem por estar lotado.
No último dia 1 de Maio, no roteiro Petrolândia ao Recife, os problemas se repetiram mais uma vez.
Além de não ser do tipo “leito”, comprado por alguns, a viagem sofreu atraso com a quebra do ônibus. Uma viagem de aproximadamente 8 horas de duração com parada na Praça do Derby, levou mais de 10 horas com desembarque no TIP, o que fez passageiros perderem voos, atraso de consulta e outros compromissos.
Os prejuízos não são apenas o financeiro, mas, mesmo esses, trazem dor de cabeça na hora de se cobrar o reembolso pela diferença paga.
“Agora é sempre isso. A gente paga mais caro e não tem o mínimo de retorno ou respeito.”
“Sou idoso, tenho consulta marcada e agora, por culpa da empresa, vou perder a viagem e remarcar para sabe-se lá quando meu retorno ao médico…é uma vergonha!”
“Já é a quarta vez que eu compro leito e fico nessa situação…e para receber a diferença do dinheiro de volta é uma briga… Tem vez que prefiro até desistir, pois processar dá ainda mais trabalho.”
“Eu estou gravando tudo e vou processar. É um absurdo a gente continuar a ter um serviço ruim assim, de não poder se organizar nunca porque não sabe quando a empresa vai cumprir o que vende.”
Foram algumas das muitas queixas ouvidas.
E você também já enfrentou problemas com a empresa? Deixa nos comentários a sua história.