Com plenária lotada no teatro Boa vista hoje (9) assembleia das trabalhadoras e trabalhadores em educação de Pernambuco ouviram a nova proposta do governo Raquel Lyra.
“O governo, que a princípio anunciou só tentar nova negociação em Agosto e dar o reajuste somente em Outubro, sentiu o peso das paralisações e atos públicos de protesto da categoria e recuou em alguns pontos da pauta de reinvindicações, como a própria mesa de negociação que aconteceu ontem (8).
O reajuste do piso de 14,95% que só seria concedido em Outubro com retroativo pagos entre Outubro e Dezembro, passa a ser em Junho com retroativo em Junho, Julho e Agosto.
A mesa de negociação, para que o reajuste repercuta na carreira, foi antecipada de Agosto para segunda quinzena de Junho, mesmo o Sintepe insistindo que acontecesse ainda esse mês.”
Avaliou a presidenta do Sintepe, Ivete Caetano, compreendendo que a categoria ainda não está contemplada, mas que o governo sentiu o peso das mobilizações.
A assembleia definiu pela continuação e intensificação das manifestações nas ruas e redes sociais até a próxima rodada de negociação.