POETA JOSESSANDRO ANDRADE LANÇA LIVRO “A RODA DO ESCÁRNIO”

POETA JOSESSANDRO ANDRADE LANÇA LIVRO “A RODA DO ESCÁRNIO”

A poesia de denúncia social do poeta Sertanense Josessandro Andrade lança Livro “ A Roda do escárnio”, que traz poemas de resistência política ao que chama de Bolsonazismo.

Manifesto político e denúncia social, a obra com 155 Páginas está sendo publicado pela Editora Módena ( São Paulo SP).

“A Roda do escárnio “ é uma resposta literária contundente aos Escarnecedores, cuja negação da importância do saber e do legado de Paulo Freire e o xenofobismo contra o Nordeste encontram aqui uma Balbúrdia lírica de protesto e denúncia social, brotando em versos livres, Sonetos e poesia popular, um Canto de Luta diante das dores coletivas e individuais. Com o subtítulo de “Antologia o pandemônio”, a obra se divide em várias partes, cada uma com um tema específico, mas que se entrelaçam na unidade temática de Vigília poética pela democracia, em defesa da civilização contra a barbárie.

“Balbúrdia” traz poemas sobre a Necropolitica e a Idade média neoliberal do Brasil atual. Com prefácio de Lau Siqueira, poeta e jornalista, ex-Secretário de Cultura do Estado da Paraíba, os poemas criticam o armamentismo do governo miliciano e sua ojeriza pelos programas socais.

“O Que o Nordeste oferece “ mostra estilos de Cantoria de Viola , como Sextilhas, décimas, gemedeira, Mourão Perguntado, baião de sete linhas, galope a beira- mar e outros, ressaltando as raízes, talentos, atrativos e potenciais nordestinos numa Reação em versos, a quem ofereceu capim aos Nordestinos.

Já “O ABC de Paulo Freire & outros poemas de sala de aula”- com apresentação do músico e cordelista Allan Sales, narra em Literatura de Cordel a Experiência de Alfabetização deAdultos em Angicos RN e aspectos da Vida e obra do Patrono da Educação Brasileira, bem como Outros Cordeis e Poemas sobre a Educação Libertária, a defesa da ciência e do conhecimento.

Em outra parte do livro , “Areal- A Santa Cruz Carbonária – Poemas dos Casarios de Olinda & Monteiro e outras lutas mais”, que Desagravam a Felipe Santa Cruz ( e seus familiares), Presidente Nacional da OAB- Ordem dos Advogados do Brasil-, ultrajados pela Despresidente BolsoNero. Além de contar a Saga de Augusto Santa Cruz – “O Guerreiro Togado”, relata lutas libertárias de Olinda-PE e Monteiro-PB, o Desaparecimento do militante político Fernando Santa Cruz (Pai de Felipe) e o calvário de sua mãe, Elzita Santa Cruz, na peregrinação em busca do corpo.

“Pólvora Alheia” são Prosopoemas em Miniaturas, que Satirizam o Discurso do BolsoNazismo, a partir de textos bolsonarosos.

Para Lau Siqueira, poeta, jornalista e ex- Secretário Estadual de Cultura da Paraíba, o engajamento político desta obra de Josessandro é mais do que necessário.

“A poética de Josessandro neste livro (mas não apenas neste livro) se debruça na permanente denúncia. Um modo firme e contundente de se posicionar diante da vida. É uma poesia de pura resistência política. Uma escrita que do começo ao fim vai denunciando a necropolítica e as políticas de extermínio, característica da extrema-direita que cresce impunemente em nosso país, diz Lau no prefácio de “Balbúrdia”, o capítulo poético inicial de “a Roda do escárnio”.

Já Allan Sales, músico, compositor, xilogravurista e cordelista, define Josessandro como “Um humanista militante de cultura e de inserção política progressista, neste binário, torna-se desde sempre um agregador de pessoas e talentos, sempre na perspectiva do agir coletivamente, que defino numa palavra: generosidade”. Outros que aparecem na obra analisando a poética do autor e dando depoimentos sobre ele são Marcelo Santa Cruz, (Advogado, ex-Vereador de Olinda (PT)), Antônio Jorge de Siqueira(Escritor ensaista e professor universitário) e Zé Luiz do Candeeiro, cantor, compositor, poeta e professor.

O Autor, Josessandro Andrade é Poeta , Compositor, Autor Teatral , Cordelista e Professor, premiado em inúmeros festivais. Tem Livros e cordéis editados e Cd gravado. Trabalhos publicados no Brasil, Portugal, Argentina e Estados Unidos. Músicas autorais com inúmeros parceiros, gravadas e premiadas. Sua Poesia tem sido divulgada em diversos estados do Nordeste brasileiro. Como artista do povo, fez diversas participações no cinema nacional, sendo recentemente um dos destaques do Filme”Returno” , documentário de Vinicius Andrade e CaioZ, que mostra as questões políticas do Brasil, na visão do povo nordestino e sertanejo.

Josessandro gosta de recitar poemas nas Passeatas estudantis e dos Sindicatos de trabalhadores rurais e da educação, bem como de declamar poesia nas feiras , nas praças, bares , mercados, perto do povo , dando voz ao mesmo e sendo voz do seu povo.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com