Petrolândia, a atual Jatobá e Tacaratu, pertenciam ao mesmo município quando, em 1883, nasceu João Pernambuco na vila de Jatobá ( hoje Petrolândia) , sendo este o topônimo constante na sua certidão de nascimento.
Mas, João Pernambuco não cabe em um só município, nem em uma só região. Ele é do Sertão e é também do litoral, Recife e Rio de Janeiro fazem parte de sua trajetória. Porém, é inegável que as raízes sertanejas estão presente em sua obra. Isso ele mesmo afirmava.
Por isso, o Instituto Arte Popular João Pernambuco decidiu começar pelo Sertão o lançamento do livro “Raízes e Frutos da Arte de João Pernambuco: uma infinita viagem” . A população e gestores municipais das três cidades-irmãs receberam a iniciativa de braços abertos.
No dia 01.06, em Petrolândia, o escritor José Leal, e a petrolandense Necy Nascimento, presidenta do Instituto, palestraram em um auditório repleto de estudantes. Estavam presentes alunos da Escola Jatobá e representantes da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria de Educação.
No dia seguinte foi a vez de Jatobá. O lançamento aconteceu no prédio da antiga estação ferroviária do Moxotó onde, aproveitando a ocasião, um espaço de memória em homenagem a João Pernambuco foi inaugurado.
Por último foi a vez de Tacaratu, cujo lançamento aconteceu no prédio do Romeirão com a presença de intelectuais e autoridades.
VEJA A PROGRAMAÇÃO EM RECIFE
No dia 28 de junho às 19h, no Paço de Frevo em Recife PE, acontecerá o pré-lançamento do livro. No mesmo local também terá apresentação do Selo Musical “João Pernambuco- O Coração do Violão” com a interpretação da cantora Glaucia Nasser.
Em seguida dia 1 de Julho às 15h irá transcorrer o lançamento na Passa Disco. Dia 7 julho, às 18h, na Livraria Praça de Casa Forte.
Já na Bahia, será no dia 31 de agosto a Universidade Federal da Bahia irá promover o lançamento da obra “Raizes e Frutos da Arte de João Pernambuco – Uma Infinita Viagem”