O Ministério do Trabalho e Emprego nomeou no Diário Oficial da União do dia 23 de março, conforme portaria MTE nº 717, a então secretária de finanças do Sindicato dos bancários de Pernambuco, Suzi Rodrigues, para o cargo de Superintendente Regional do Trabalho em Pernambuco. Com experiência em negociação trabalhista e mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da categoria bancária, Suzi Rodrigues agora amplia sua atuação com potencial para trazer importantes contribuições para o conjunto da classe trabalhadora.
Suzi Rodrigues assumirá o órgão que é responsável por executar, supervisionar e monitorar as ações relacionadas a políticas públicas de trabalho e emprego no Estado. Segundo a nova superintendente, a sua atuação estará em sintonia com a atual gestão do Governo Federal. Dará prioridade a políticas de proteção e garantia de direitos dos trabalhadores, garantia de um local de trabalho salubre e decente e a mediação.
“Recebo com muita satisfação esta nomeação e fico muito lisonjeada por fazer parte da equipe do presidente Lula. O Ministério do Trabalho e a Superintendência Regional foram sucateados pelo governo anterior, então vamos reconstruir o Brasil e fazer do Ministério do Trabalho um órgão que, de fato, esteja à serviço de melhorias das condições de trabalho. Quero construir debates coletivos, tripartite, para que sejam dirimidos conflitos do trabalho, de modo que garanta a valorização dos trabalhadores e condições para que os empresários contribuam para geração de emprego e renda, com condições dignas. Este é o papel do Ministério do Trabalho, fiscalizar, combater o assédio moral, valorizar o primeiro trabalho, incentivar a capacitação profissional e mediar as relações”
Afirma Suzi Rodrigues.
Formação e experiências
Suzi é mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco, funcionária do Bradesco. Também é integrante da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e do Coletivo de Combate ao Racismo da CUT. Suzi Rodrigues construiu sua militância política em defesa dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores dos direitos humanos e do combate à desigualdade de gênero. A trajetória da futura Superintendente do Trabalho em Pernambuco começou no movimento sindical bancário em 1991. Nesta época passou a fazer parte da diretoria do Sindicato dos Bancários, ocupando os cargos de Secretária da Mulher, de Formação, Geral e de Finanças e, por dois mandatos, como presidenta da entidade. No Sindicato, também foi expoente do projeto de combate ao assédio moral, que resultou na inclusão de uma cláusula específica na CCT da categoria. Com a nomeação do MTE, Suzi Rodrigues estará licenciada do cargo de secretária de finanças da entidade sindical.
“Avaliamos que a nomeação de uma Superintendente Regional do Trabalho oriunda do movimento sindical e comprometida com os interesses da classe trabalhadora é muito positiva para este momento de reconstrução do Brasil. Em Pernambuco, assim como no país, a precarização das relações de trabalho foi aprofundada nos últimos anos, com reformas trabalhistas e previdenciárias nocivas para a população. A atuação de Suzi Rodrigues será fundamental para garantir condições dignas de trabalho e valorização dos trabalhadores, assim como combater o trabalho análogo à escravidão no nosso Estado”
conclui o presidente do Sindicato, Fabiano Moura.