Em meio ao aumento dos crimes de roubos em Pernambuco, a população encontra mais uma dificuldade para o registro de queixas. Além de grande parte das delegacias estar fechada à noite e nos fins de semana, não é mais possível cadastrar o boletim de ocorrência pela internet, no site da Secretaria de Defesa Social (SDS).
Sem qualquer aviso prévio ou campanha informativa à população, foram retirados do site da Delegacia Interativa (sds.pe.gov.br) os seguintes campos:
- “roubo a transeunte”;
- “roubo a em residências”;
- “roubo em estabelecimentos comerciais ou de serviços”;
- “roubos a outras instituições financeiras”;
- “outros roubos”.
Apenas o campo de roubo a bancos permanece disponível.
De acordo com policiais civis, foi a Diretoria Integrada Especializada (Diresp) no começo deste mês que tomou a decisão de retirar os campos.
Muitas vítimas de roubos que tentam registrar as queixas pela internet estão sem entender o motivo da mudança e, confusas, estão escolhendo o campo de “furto”, por causa disso as queixas estão sendo descartadas – sem aviso a essas pessoas.
Diferentemente do roubo, o crime de furto ocorre quando há a subtração do bem sem que haja violência ou grave ameaça à vítima. Na maioria das vezes, sequer o dono vê o momento em que o o assaltante levou o percetence.
Importância do Serviço
O serviço pela internet é indispensável, já que há muitos municípios – principalmente no interior de Pernambuco -. Muitas dessas cidades sequer contam com uma delegacia aberta fora do horário comercial (segunda a sexta, das 8h às 18h).
Em nota, na noite desta sexta-feira (19), a assessoria da Polícia Civil declarou que “nos últimos anos, os boletins de ocorrência registrados pela Internet especificamente referentes a roubos possuíam informações insuficientes para o início de uma investigação formal”.
“Polícia Civil de Pernambuco, buscando priorizar a repressão aos crimes violentos contra o patrimônio, identificou que seria mais interessante que o cidadão passasse a registrar a ocorrência, desde o início de maio corrente, presencialmente em uma delegacia”, disse a nota.
“A intenção é robustecer as investigações com informações e evidências que contribuam melhor para a elucidação do crime, o que não vinha acontecendo com relação a essa modalidade no campo virtual. Ao comparecer à delegacia mais próxima, o cidadão possibilita o fornecimento de mais elementos para a instrução do inquérito policial e identificação dos autores do crime de roubo”
A corporação, no entanto, não sinalizou para a abertura de mais delegacias nos fins de semana para que a população possa ter acesso ao serviço de registro de queixas.
Fonte: JC Online