O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente norte-americano Joe Biden irão se encontrar na tarde desta sexta-feira (10) na Casa Branca, residência oficial do governo dos Estados Unidos.
Os dois mandatários passaram por situações parecidas ao se elegerem. No caso de Biden, houve o ataque ao Capitólio, promovido por apoiadores de Donald Trump, em 6 de janeiro de 2021. No de Lula, simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) protagonizaram invasões nas sedes dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro deste ano.
De acordo com a colunista Ana Flor, do G1, um dos principais temas da conversa entre os dois presidentes será a defesa da democracia, uma vez que eles têm convergência sobre o assunto. Outra área que os dois têm concordância é o meio ambiente. A preservação da Amazônia é uma bandeira de ambos.
Outra pauta a ser discutida no encontro é em relação a ações para promover a igualdade racial e combate ao racismo. Vale destacar que os dois países sofrem com violência racial e episódios de intolerância. Biden e Lula também querem “reaquecer” a relação comercial entre Brasil e EUA.