I MOSTRA CIENTÍFICA DA EREM DE JATOBÁ APRESENTA RESULTADOS DE PESQUISAS REALIZADAS NA CIDADE

I MOSTRA CIENTÍFICA DA EREM DE JATOBÁ APRESENTA RESULTADOS DE PESQUISAS REALIZADAS NA CIDADE

A disciplina Iniciação Científica, ministrada pela professora de Biologia Rafaella Lima Gomes na EREM de Jatobá, em Petrolândia, sertão de Pernambuco, apresentou o método científico a estudantes do primeiro ano do ensino médio da escola com propostas de pesquisas acerca da realidade do próprio município e comunidade escolar.

Durante todo o primeiro semestre 2022 foram apresentados conceitos, métodos, discussões, elaboração de questionários acerca de problemas da cidade e comunidade que deveriam ter investigação cujos resultados foram apresentados na manhã de hoje (6) no interior da escola nas salas de aula.

Temas como iluminação pública, trânsito, ansiedade, bullying. Seguem os principais resultados obtidos pelos jovens pesquisadores:

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Mesmo com uma pequena amostragem os resultados mostraram o que é perceptível na realidade do município. Iluminação pública ainda é um grande problema enfrentado. Segue o resultado da pesquisa:

Para os resultados foram aplicados 14 questionários, na Quadra 11, Quadra 14 e Quadra 17. Desses que responderam, sete são do sexo feminino e sete do sexo masculino. Quando perguntado se a iluminação na rua em que reside era boa, cinco pessoas responderam que sim e nove pessoas responderam que não.

Entrevistados sugeriram que a prefeitura investisse em luz fluorescente e melhoria na gestão da iluminação.

Quando perguntado quais quadras a iluminação é ruim as respostas foram variadas, mostrando que a Quadra 17 apresentou o maior índice de insatisfação seguido das Quadras 14 e 11.

TRÂNSITO

Outro tema ainda caro ao município apresentou resultados que são observados naturalmente pelos moradores. Foram analisados 50 questionários, destes 38 foram do sexo masculino e 12 do sexo feminino. Quando perguntado se a população está satisfeita com o trânsito na cidade de Petrolândia, 9 responderam que sim enquanto 41 pessoas responderam que não. Quando questionados sobre o que deve ser feito para melhorar o trânsito em Petrolândia os entrevistados responderam: instalação de semáforo, lombadas pintadas, presença de guardas de trânsito, ruas mais largas, melhoria de sinalização.

ANSIEDADE

Problema recorrente principalmente no período pandêmico, duas turmas pesquisaram e trouxeram resultados preocupantes sobre o tema. Após a análise dos dados foi observado um total de 52 alunos que responderam o questionário aplicado nas turmas do 1º B e 1ºC, dos quais 33 alunos consideram que sofrem de ansiedade, como mostra o gráfico 1. Desses, a maioria do sexo feminino com o total de 22 alunas, já do sexo masculino apresentou um total de 11 alunos.

Quanto aos sintomas mais frequentes citados pelos alunos estão: a falta de ar, insônia, sensação de solidão, insegurança, dor de cabeça e crise de pânico.

BULLYING

O bullying sofrido na infância e adolescência pode causar na vítima consequências graves na sua saúde mental. As turmas pesquisaram sobre a situação dentro da própria escola e chegaram ao seguinte resultado: Dentre o total de 39 entrevistados por meio do questionário, 31 estudantes admitiram já sofrer bullying, desses 18 são mulheres e 13 homens. É muito comum que vítimas de bullying não reconheçam que sofrem esse tipo de agressão, nesse sentido, quando perguntado sobre a idade em que iniciaram as agressões, a maioria, um total de 17 estudantes responderam que começaram a sofrer bullying nos 10 primeiros anos de idade.

No quesito consequências que o bullying pode causar, as mais citadas foram: medo, Insegurança, traumas, vergonha, ansiedade e tristeza.

A IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O aluno precisa aprender a aprender, por isso a iniciação científica tem como objetivos principais: ajudar aqueles com inclinação maior para o ramo de pesquisa a iniciar esse caminho quando concluir o nível médio, assim como ajudar qualquer futuro profissional a aprender a pesquisar, buscar o conhecimento e saber usá-lo para o aprimoramento.

Em tempos de fake news e negação da ciência é crucial esse tipo de trabalho para que uma nova geração de estudantes compreendam o processo científico e como ele serve para ajudar a comunidade como um todo.

Imagens e textos fornecidos pela escola

Professora Rafaella Gomes
Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com