A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), participou da cerimônia de relançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) com mais de R$700 milhões de reais em investimentos para a segurança pública.
A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (15), no Palácio do Planalto, em Brasília.
A chefe do Executivo discursou ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e da ministra das mulheres, Cida Gonçalves.
O novo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) contempla a entrega de 270 viaturas para a Patrulha Lei Maria da Penha e Delegacias Especializadas de Atendimento para Mulheres em todo o país.
O Pronasci será executado pela União em um regime de cooperação entre os estados, Distrito Federal e municípios. De acordo com o Governo Federal, a iniciativa tem como objetivo a prevenção, o controle e a repressão da criminalidade, além da articulação de ações de segurança pública envolvendo políticas sociais. As ações do programa levarão em conta as diretrizes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).
Uma das metas do Pronasci é o aperfeiçoamento das delegacias especializadas de Atendimento para Mulheres e a Patrulha Lei Maria da Penha.
Ainda está prevista a destinação de R$ 4 milhões, através de edital, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, para o fortalecimento de políticas de combate à violência contra as mulheres com foco nos municípios.
Fonte: JC