O Ministério Público Federal do Maranhão mandou abrir na última segunda-feira uma investigação sobre as irregularidades apresentadas na reportagem Farra ilimitada, publicada na edição de julho da revista Piauí. A reportagem mostra que o orçamento secreto, instrumento criado pelo governo de Jair Bolsonaro para comprar apoio parlamentar no Congresso, está bancando um festival de fraudes no Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde o início de julho, o esquema liberou até agora R$ 300 milhões de reais. Isso significa que, neste momento, as prefeituras beneficiadas com os desvios estão com seus caixas abarrotados e sem qualquer tipo de fiscalização.
O pequeno município de Santa Quitéria do Maranhão, com menos de 26 mil habitantes, fez mais testes de HIV no ano passado do que a cidade de São Paulo inteira, onde vivem mais de 12 milhões de pessoas.
Os exames nunca aconteceram conforme revelado na reportagem. A prefeitura está falsificando números pra receber mais verba.
Ano passado, a cidade de Bela Vista, interior do Maranhão, com uma população de apenas 11 mil habitantes, recebeu R$ 5,5 milhões de emendas parlamentares pra exames e consultas na rede pública.
Isso é mais dinheiro do que receberam 11 capitais do país. E, pra piorar, não há nenhum indício de que essas consultas e exames tenham sido realizados.
Veja matéria completa sobre mais esse escândalo de corrupção:
https://piaui.folha.uol.com.br/fraude-via-orcamento-secreto-avanca-mais-300-milhoes/
One thought on “FRAUDE NA SAÚDE VIA ORÇAMENTO SECRETO DO GOVERNO BOLSONARO”