EM PETROLÂNDIA NÚCLEO DE ESTUDOS DE GÊNERO COMEMORA PROJETO DE LEI MUNICIPAL QUE GARANTE DISTRIBUIÇÃO DE ABSORVENTES NAS ESCOLAS PÚBLICAS

EM PETROLÂNDIA NÚCLEO DE ESTUDOS DE GÊNERO COMEMORA PROJETO DE LEI MUNICIPAL QUE GARANTE DISTRIBUIÇÃO DE ABSORVENTES NAS ESCOLAS PÚBLICAS

O Núcleo de Estudos de Gênero (NEG) Fridas, grupo da Erem de Jatobá, de Petrolândia, sertão de Pernambuco, comemora a sanção da lei municipal que passa a garantir distribuição de absorventes nas escolas da rede municipal. O projeto combate a pobreza menstrual e evasão escolar por garantir o acesso a um item de higiene que, até então, não era acessível a todas.

Uma parte do grupo compareceu e participou hoje (10) de reunião com o prefeito Fabiano Marques (REPUBLICANOS). Com a presença do secretário de educação Evaldo Nascimento e a secretária de saúde Ana Patrícia, foi anunciado que o projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito

O Núcleo de estudos há algumas semanas realizou uma roda de conversa sobre o tema no Espaço Paulo Freire, na EREM de Jatobá. Com a presença de professores, estudantes, vereadores e secretárias, mostraram as dificuldades sofridas pelas estudantes, dados e estatísticas. Segundo dados da Organização das Nações Unidas, uma em cada dez meninas, no mundo, falta às aulas durante o período menstrual. No Brasil, uma entre quatro estudantes já deixou de ir à escola por não ter absorventes.

O evento concluiu com a reivindicação ao acesso de absorventes higiênicos nas escolas enquanto política pública permanente (você pode assistir à atividade pedagógica na íntegra clicando no link ao final da matéria).

JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE LEI MUNICIPAL APROVADO POR UNANIMIDADE PELA CÂMARA DE VEREADORES

“O projeto visa instituir o fornecimento gratuito de absorventes higiênicos para estudantes das escolas da rede pública municipal, em situação de hipossuficiência social e econômica, não possuindo condições financeiras para compra de itens de higiene pessoal. Em razão desse fato, muitas estudantes abandonam as escolas quando
começam o período menstrual ou faltam às aulas, numa média de cinco dias por mês durante esse período. Isso significa que essas estudantes perdem em média 45 dias de aulas por ano, com óbvias consequências para o processo educacional e de socialização dessas jovens. Disponibilizar o acesso gratuito ao
alcance de quem necessitar, é fundamental, pois absorventes higiênicos não são itens supérfluos e sim de necessidade. Portanto, deve fazer parte do orçamento das unidades escolares, assim como as provisões de papel higiênicos e outros itens necessários à saúde das estudantes da rede pública de ensino.
Esse projeto não trata apenas da distribuição de absorventes higiênicos de estudantes, mas sim de levar dignidade e esperança por um futuro mais justo e igualitário.

Cabe destacar que deverá ser levado em conta escola, suas necessidades e demais fatores sociais. Dessa forma, considerando o elevado interesse público, e pelas considerações expostas, toma-se relevante a aprovação deste Projeto de Lei.”

COMEMORAÇÃO

As estudantes puderam celebrar duplamente. Ontem (9), na própria escola, receberam kits com dois pacotes de absorventes oriundos do Programa de Educação em Saúde Menstrual para todas as escolas da Rede Estadual. A política pública reivindicada, então, foi alcançada tanto na esfera estadual quanto municipal.

Isso é um marco pra gente, um marco para o município, para a história do NEG… Eu estou muito feliz pelo trabalho lindo que a gente está fazendo.” Declarou Vitória.

Não tenho palavras para descrever a emoção de hoje, depois de uma casual roda de conversa do nosso NEG, sair esse projeto que vai ajudar outras mulheres. É maravilhoso isso, saber que estamos fazendo alguma coisa por nós mulheres de Petrolândia-Pe.” comentou Nayara Basílio.

Dia 21 de Dezembro o grupo realizará sua última atividade presencial de 2021 com balanço das ações e planejamento de 2022, com participação da comunidade escolar e autoridades políticas, no auditório da escola a partir das 18h30min. Certamente essas duas grandes conquistas darão o tom de sucesso do grupo.

Ana Geisa: membra do Neg Fridas
Ana Geisa e Nayara Basílio

Texto: Daniel Filho

Imagens: Laura Castor

CONTEÚDO RELACIONADO

Roda de conversa “Pobreza e dignidade menstrual”:

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com