DEBATE PRESIDENCIAL NA GLOBO

DEBATE PRESIDENCIAL NA GLOBO

O debate na TV Globo na noite de quinta (29) para sexta-feira (30) que reuniu sete candidatos à Presidência da República teve batalhas de direitos de resposta, acusações de corrupção e discussões sobre pandemia, educação, fome e desmatamento.

Participaram do debate os candidatos:

Ciro Gomes (PDT)

Felipe d’Avila (Novo)

Jair Bolsonaro (PL)

Lula (PT)

Padre Kelmon (PTB)

Simone Tebet (MDB)

Soraya Thronicke (União Brasil)

Pelas regras do debate, em todos os quatro blocos, os candidatos fizeram perguntas entre si. De acordo com ordem definida por sorteio, um candidato escolhia para quem gostaria de fazer a pergunta, entre aqueles que ainda não tinham respondido no bloco.

O embate entre Lula e Bolsonaro, candidatos mais bem-posicionados nas pesquisas de opinião até aqui, começou logo no primeiro bloco de perguntas.

Bolsonaro foi perguntado pelo candidato Padre Kelmon (PTB) sobre a manutenção de programas sociais e sobre os riscos de um retorno da esquerda ao poder. Na resposta, fez diversas críticas aos governos Lula, entre 2003 e 2010.

Quando foi sua vez de responder, a candidata Soraya Thronicke lamentou a troca de direitos de resposta entre Lula e Bolsonaro.

O debate teve quatro blocos: o primeiro e o terceiro com temas livres. O segundo e o quarto com temas sorteados pelo mediador. Ao final do quarto bloco, cada candidato pôde fazer as considerações finais.

Em todos os blocos, candidatos fizeram perguntas entre si. Cada um escolhia para quem iria perguntar, entre aqueles que ainda não tivessem respondido no bloco.

As interações envolveram pergunta, resposta, réplica e tréplica.

Uma novidade em relação a debates de anos anteriores é que, desta vez, os candidatos puderam dividir como quisessem três minutos entre resposta e tréplica. Assim, poderiam usar, por exemplo, 30 segundos na resposta e 2 minutos e 30 segundos na tréplica.

A ordem em que os candidatos foram posicionados no estúdio foi definida por ordem alfabética do primeiro nome. Da esquerda para a direita, ficaram: Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Padre Kelmon (PTB), Luiz Felipe D’Ávila (Novo), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil).

Para assistir ao debate na íntegra, clique no link:

https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2022/noticia/2022/09/30/debate-na-globo-tem-batalha-de-direitos-de-resposta-acusacoes-de-corrupcao-e-discussoes-sobre-pandemia-educacao-fome-e-desmatamento.ghtml

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com