CRISE HÍDRICA NOS PROJETOS IRRIGADOS DO SISTEMA ITAPARICA GERA PROTESTO

CRISE HÍDRICA NOS PROJETOS IRRIGADOS DO SISTEMA ITAPARICA GERA PROTESTO

Protesto convocado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Petrolândia tomou o Km 232 da BR 316, próximo à Transposição do Rio São Francisco hoje (4) pela manhã. Reassentados do Sistema Itaparica, residentes na cidade de Petrolândia-PE buscam chamar a atenção do Governo Federal para a crítica situação de abastecimento de água nos Perímetros Irrigados da região.

A interrupção dos serviços prestados por empresas terceirizadas à Codevasf vem sendo prática constante o que afeta diretamente a vida e produção dos agricultores. Além de bloquearem a rodovia, os reassentados desligaram a bomba da EBV-1 da Transposição do Rio São Francisco no EIXO LESTE, localizada em Floresta-PE.

A situação caótica que vivem hoje é, em grande parte, um reflexo da falta de definição de responsabilidades entre órgãos federais. Até o último dia 21 de setembro, a CODEVASF era encarregada da manutenção do sistema. Contudo, uma resolução foi emitida, transferindo tais responsabilidades para a CHESF, referentes aos projetos de Itaparica. No entanto, a CHESF alega ainda não ter assumido oficialmente tais atribuições, o que levou à falta de providências para a resolução do problema. Além disso também está ocorrendo um protesto no Km 82 da BR 116, em Belém do São Francisco-PE, com a interdição das quatro saídas do Trevo do Ibó pelo mesmo motivo.

Mais de 45 mil pessoas dos Projetos Irrigados vivem em situação de incerteza e preocupação quanto ao futuro do abastecimento de água na região. A manifestação na BR-316 é um apelo desesperado dos reassentados para que o Governo Federal intervenha e solucione urgentemente esse problema, que afeta diretamente a vida e o sustento de milhares de famílias na área irrigada.

Fonte: PN Notícias

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com