Protesto convocado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Petrolândia tomou o Km 232 da BR 316, próximo à Transposição do Rio São Francisco hoje (4) pela manhã. Reassentados do Sistema Itaparica, residentes na cidade de Petrolândia-PE buscam chamar a atenção do Governo Federal para a crítica situação de abastecimento de água nos Perímetros Irrigados da região.
A interrupção dos serviços prestados por empresas terceirizadas à Codevasf vem sendo prática constante o que afeta diretamente a vida e produção dos agricultores. Além de bloquearem a rodovia, os reassentados desligaram a bomba da EBV-1 da Transposição do Rio São Francisco no EIXO LESTE, localizada em Floresta-PE.
A situação caótica que vivem hoje é, em grande parte, um reflexo da falta de definição de responsabilidades entre órgãos federais. Até o último dia 21 de setembro, a CODEVASF era encarregada da manutenção do sistema. Contudo, uma resolução foi emitida, transferindo tais responsabilidades para a CHESF, referentes aos projetos de Itaparica. No entanto, a CHESF alega ainda não ter assumido oficialmente tais atribuições, o que levou à falta de providências para a resolução do problema. Além disso também está ocorrendo um protesto no Km 82 da BR 116, em Belém do São Francisco-PE, com a interdição das quatro saídas do Trevo do Ibó pelo mesmo motivo.
Mais de 45 mil pessoas dos Projetos Irrigados vivem em situação de incerteza e preocupação quanto ao futuro do abastecimento de água na região. A manifestação na BR-316 é um apelo desesperado dos reassentados para que o Governo Federal intervenha e solucione urgentemente esse problema, que afeta diretamente a vida e o sustento de milhares de famílias na área irrigada.
Fonte: PN Notícias