Famoso por postar diversos vídeos com denúncias (a maioria sem fundamento), sugerindo fazer vistoria e fiscalização, mesmo com um retrospecto de confusões e crimes, conseguiu passar a ideia para parte da população de que era um verdadeiro super herói do povo. Representando “o novo” na política, aquele que não se corrompe e denunciará todos os corruptos. A estratégia deu certo, foi eleito o terceiro vereador mais votado em 2020.
Há anos usa seu canal para faturar com vídeos onde provoca políticos e militantes adversários, a que chama indistintamente de “esquerdistas”, “canalhas”, arruma confusão em espaços públicos e fala um amontoado de mentiras sobre a política e sobre ele mesmo. Exatamente o mesmo estilo de vídeo que tornou Arthur do Val (o “Mamãe falei”, do MBL que recentemente teve seu mandato cassado) famoso e abriu caminhos para que fosse eleito.
Depois que assumiu o mandato descobriu um novo formato: passou a filmar sua atuação em atos de caridade, supostamente ajudando crianças pobres ou mulheres em situação de vulnerabilidade. Entre denúncias que fez enquanto parlamentar que mostram abuso de autoridade chegou a dar voz de prisão a uma médica, denúncias à polícia, tudo sempre postado em suas redes sociais com grande veiculação.
Agora já se sabe que a maioria das cenas era armação. Mais uma figura que despreza os valores democráticos, mas que usam o ódio para se promover e depois trabalham por dentro para destruir as instituições.
Em seu mandato apresentou poucos projetos de lei e continuou se envolvendo em confusão e polêmicas que envolvem até pancadaria em espaços públicos.
Essa é a descrição do vereador Gabriel Monteiro (PL), 27 anos, investigado pela polícia civil que poderá ter o mesmo destino de Arthur do Val, o mandato cassado caso a comissão de ética da Câmara cumpra seu dever e analise requerimentos sobre abuso de autoridade e quebra de decoro.
PERFIL
Esse tipo de político representa um perigo para as instituições democráticas do país. Infelizmente eles vêm ganhando espaço e é preciso deixar o eleitor atento. Na democracia políticas públicas de qualidade são garantidas através de projetos, cobranças e organização da sociedade em suas comunidades. Lideranças de bairro, tribuna livre, assembleias e audiências são muito mais efetivos e sólidos do que eleger “figuras mitológicas” que se apresentam “contra tudo e contra todos” sempre posando de vítima perante os que eles mesmos atacam para, assim, enganar ainda mais e parecer ainda mais “heroico”.
SEU MUNICÍPIO TEM UM POLÍTICO OU CANDIDATO ASSIM? CUIDADO
Analise as denúncias e “fiscalizações” desse tipo de político. Quantas, de fato, se reverteu em benefício para a população? Perceba a postura dessas figuras em relação a seus opositores e ao espaço democrático a que ele deveria representar: é de respeito e diálogo ou de ataque e baixaria? E o passado dessas figuras, quando comparado à sua postura no presente, tem mudança comportamental clara?
O ano 2022 é de extrema importância para os rumos da democracia brasileira e se não desejamos retroceder ainda mais é preciso estar atento aos “santos”. Todos eles tem os pés de barro.
Fonte de pesquisa: The Intercept e G1