A “Escola dos Sonhos” fica na cidade de Bananeiras na Paraíba e ganhou reportagem especial sobre sua metodologia no programa da Rede Globo “Globo Rural” (que você pode assistir na íntegra em link ao final da matéria).
A instituição não é uma escola pública ou particular, mas mantida de forma comunitária através de doações, colaboração e iniciativas da própria comunidade.
A Escola Nossa Senhora do Carmo integra a Rede das Escolas Transformadoras e Escolas 2030 reconhecida pelo MEC entre diversos outros diversos prêmios e títulos.
A escola atende 230 estudantes entre 4 e 14 anos de idade. Seu projeto pedagógico educa a partir de métodos diferenciados, respeitando e estimulando a autonomia, incluindo atividades lúdicas e sem o uso convencional de aulas e provas. As atividades incluem eletrônica, capoeira e xadrez, além de agricultura e diversas outras iniciativas.
Os estudantes não são separados por séries e o norte para o planejamento escolar de aprendizagem é a discussão, debate e votação acerca das áreas de interesse que cada um traz.
A escola segue as diretrizes da Base Comum Curricular do MEC, o Ministério da Educação, mas convida alunos e comunidade em geral a contribuírem para a construção do seu currículo.
Os professores são chamados de tutores e, em vez de fortalecerem a clássica hierarquia entre mestres e alunos na hora do aprendizado, assumem um papel de mentores, oferecendo tutoria individual e personalizada para cada aluno. A sequência didática é montada de acordo com a linha de interesse de cada estudante. Preenche sua ficha apontando o que já sabe sobre determinado assunto, o que quer aprender mais e como pretende desenvolver sua jornada de aprendizado dentro das áreas de conhecimento: matemática, ciências e língua portuguesa trabalhadas de forma transversal.
A criança apresenta ao seu tutor seu roteiro que deve validar. As sequências didáticas, então, são montadas e duram cerca de três semanas.
Para avaliar a aprendizagem é montada uma “Roda de Apreciação”, normalmente em pequenos grupos de estudantes, com um bate papo individual de tutoria, onde existe um feedback de todo o roteiro para o tutor, então, perceber o quanto de habilidade foi apreendido durante o projeto.
Por ser uma escola mantida pela comunidade precisa de ajuda. Para doar, seguem dados:
Cooperativa de Desenvolvimento Social Monte Carmelo
CNPJ 26.287.469/0001-47
Banco do Brasil
Conta Poupança: 2020-6 Variação:51
Agência: 0527-4
Para ted/doc (depósito através de outro banco), usar o número de conta 510.002.020-9
PARA SABER MAIS
Escola dos Sonhos:
https://sites.google.com/view/esonhos/home?authuser=0
Para assistir à reportagem e conhecer melhor a história da escola, acesse:
https://globoplay.globo.com/v/11176195/