CIENTISTA PETROLANDENSE DESCOBRE BACTÉRIA QUE ATINGE TILÁPIAS

CIENTISTA PETROLANDENSE DESCOBRE BACTÉRIA QUE ATINGE TILÁPIAS

A pesquisadora de Petrolândia, sertão de Pernambuco, Daiane Vaneci da Silva fez uma importante descoberta para a ciência e aquicultura do país.

A rede social institucional da UFRPE destacou:

“A pesquisadora Daiane Vaneci da Silva, graduada em Engenharia de Pesca pela UFRPE, descobriu superbactéria que atinge tilápias no Brasil. Destaque da Capes neste mês, ela chegou aos importantes resultados durante sua pesquisa de mestrado na Unesp.

Preocupação

A presença da bactéria Klebsiella pneumoniae (K. pneumoniae) em tilápias-do-Nilo foi descoberta com preocupação pela pesquisadora. A bactéria causa doenças tipicamente humanas, sendo muito associada a infecções hospitalares, urinárias, septicemia e pneumonias. De acordo com Daiane, a bactéria é difícil de tratar por possuir diversos fatores de virulência e grande resistência a antibióticos.

Segundo a pesquisadora, os estudos nessa área são muito relevantes pela importância da aquicultura no Brasil, que gerou, em 2021, uma receita de R$ 4,7 bilhões, sendo a tilápia-do-Nilo responsável por mais de 60% da produção nacional de peixes. Portanto, qualquer desequilíbrio no processo de produção causa grande preocupação tanto por questões econômicas quanto de saúde.

O estudo destacado foi pioneiro em descrever a bactéria K. pneumoniae causando infecções em peixes, no Brasil, ao evidenciar que esse patógeno vem acometendo organismos aquáticos em diversos países.

Para a engenheira de Pesca, o ideal é que, a partir dessa descoberta preocupante, os aquicultores e piscicultores procurem um laboratório de diagnósticos para que sejam realizadas análises adequadas para uma identificação de patógeno e tratamento correto.

Atualmente, Daiane Vaneci faz doutorado no Laboratório de Microbiologia e Parasitologia de Organismos Aquáticos do Centro de Aquicultura da Unesp, onde aprofunda a pesquisa com a K. Pneumoniae, avaliando a resistência da bactéria frente a mais de 40 antimicrobianos. Também estuda genes de virulência e resistência.

‘Sou muito feliz e grata a UFRPE, pela minha formação! E principalmente por todo apoio que tive enquanto fui aluna’, enfatiza.”

O Portal Gota D’água orgulhosamente parabeniza o trabalho de Daiane.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com