A Câmara de Vereadores de Petrolândia rejeitou o parecer do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), que reprova as contas relativas ao exercício de 2012 do ex-prefeito Lourival Simões. A decisão, que ocorreu ontem (17) durante sessão extraordinária, acompanha o parecer da Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo Municipal.
O legislativa rejeitou o parecer do TCE com 9 votos, mais que os 2/3 necessários de acordo com regimento intern. Houve apenas um voto contra a rejeição que foi do vereador Gil da Cesta Básica. Já o vereador Naldo da Ambulância alegou motivos particulares e não participou da reunião;
O parecer elencava como um dos motivos da reprovação das contas seria a despesas do poder Executivo com pessoal. Os gastos representavam 58,01% da receita corrente líquida do município.
O ex-prefeito fez o seguinte relato à reportagem do Blog PN Notícias:
“Fiz a defesa na comissão de justiça e expliquei os pontos divergentes. Em resumo? Se tivesse demitido 200~300 pessoas não haveria restos a pagar! Optei por não fazer e nem faria caso estivesse prefeito! Geraria uma comoção social grande e não haveria como prestar o serviço de maneira adequada para a população! Não podia ter empresa terceirizada na época como hoje tem já com o TCE autorizando! Fiz essa opção de não demitir! Paciência, sabia dos riscos, mesmo assim, não demitiria as pessoas não, esse foi o meu ônus para que as pessoas aquela época permanecessem trabalhando! Lembrando que optei por pagar os salários dos ser.