Representantes dos municípios de Petrolândia, Jatobá, Tacaratu e do distrito de Caraibeiras marcaram presença na maior feira de artesanato do Nordeste.
Após quase dois anos, os artesãos dos municípios de Petrolândia, Jatobá e Tacaratu e do distrito de Caraibeiras levaram seus trabalhos para a 21ª Feira de Nacional de Negócios e Artesanato – Feneart. Com o tema “É Festa no Reino da Arte”, o evento que homenageou o movimento armorial e seu criador, o escritor Ariano Suassuna, acontece no Centro de Convenções, em Olinda, e termina neste domingo (19), deixando a esperança de um recomeço. Trabalhos em tapeçaria, tecelagem, palha, couro de bode e tilápia, são alguns dos destaques apresentados pelos artesãos da região do Sertão de Itaparica.
O município de Petrolândia, representado pela Associação Café com Arte, e liderados pela presidente, Maria de Fátima Barbosa, a Fafá Artesã, montou dois estandes, um dedicado as peças de tecido com trabalhos em tapeçaria e tecelagem, e outro dedicado as peças produzidas com couro de tilápia. Para Fafá Artesã, apesar do momento assustador de pandemia, a participação no evento foi necessária para a retomada da economia. “Fizemos muitos sacrifícios para estar aqui, mesmo sem a certeza do retorno financeiro, nós tivemos que arriscar no ‘se colar colou’, e está colando”, comentou.
Com peças diversificadas o município de Jatobá faz sua primeira participação na Feneart trazendo a arte dos índios Pankararus e dos povoados da região. “Estamos muito orgulhosos de estar participando e poder mostrar a cultura da nossa região, principalmente a cultura indígena que é muito rica”, falou a representante da Prefeitura de Jatobá, Nayara Delgado. Já a cidade de Tacaratu e o distrito de Caraibeiras foram representados pela Coopertêxtil e levaram para o salão do Centro de Convenções, as famosas redes e as peças feitas em tapeçaria, aproveitando a vitrine para conquistar novos clientes.