Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou, nessa quinta-feira (9/2), a aprovação de um Plano de Ação que visa aprimorar suas atividades fiscalizatórias relativas à utilização e comercialização de dispositivos não homologados do tipo TV Box.
O Plano prevê a realização de procedimentos de bloqueio ou redirecionamento de tráfego de conteúdo e de chaves de criptografia do Serviço de Acesso Condicionado – SeAC (TV por assinatura), nesses parelhos. Ou seja, a interrupção será feita remotamente.
O plano da agência é agir de forma rápida, equiapadando-se a agilidade dos fornecedores do produto. O objetivo é desestimular o uso dos aparelhos não homologados e inviabilizar o sinal “pirata”. Páginas que oferecem os dispositivos também incorrem em crime e podem sofre sansões.
O aparelhos conhecidos como TV Boxes são aparelhos com sistemas operacionais como Android que transformam televisores comuns em smart tvs. Porem alguns aparelhos não homologados conseguem decodificar sinais fechados de TV por assinatura dano origem ao que ficou conhecido como “gatonets”