AMÉRICA À ESQUERDA: FOI A VEZ DA COLÔMBIA ELEGER UMA CHAPA DE ESQUERDA

AMÉRICA À ESQUERDA: FOI A VEZ DA COLÔMBIA ELEGER UMA CHAPA DE ESQUERDA

A chapa Coalizão Pacto Histórico, composto pelo presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro e a vice Francia Márquez, foi eleita, neste domingo (19), com 50,44%,dos votos no segundo turno da eleição presidencial. Foram quase 800 mil votos de diferença para a chapa opositora de direita Rodolfo Hernández e Marelen Castillo, da chapa de direita Liga Anticorrupção.

A esquerda e centro-esquerda se uniram, pela primeira vez, para que Petro, que era candidato à Presidência pela terceira vez, chegasse ao palácio presidencial.

No seu discurso da vitória, o presidente eleito ratificou sua proposta de realizar um acordo nacional com as diferentes linhas políticas do país, incluindo a extrema direita. Ele entende que somente através “do diálogo, do amor e sem ódio e vingança” será possível realizar as reformas necessárias para que o país seja mais igualitário e inclua também os indígenas, os afrodescendentes e os que foram e são vítimas da violência.

É a primeira vez na história que uma chapa do campo progressista ocupará a presidência e terá a maior bancada no Congresso. Agora a Colômbia se soma a outros países da América que optaram por uma guinada à esquerda na política: México, Argentina, Bolívia, Peru, Honduras e Chile.

O Pacto Histórico propõe a implementação integral dos Acordos de Paz; a realização da reforma agrária, com distribuição de terras para pequenos agricultores, substituição de cultivos ilícitos; reforma da polícia e demais forças de segurança, acabando com a obrigatoriedade do serviço militar, e implementando conselhos regionais de segurança; reforma tributária para aumentar os impostos aos mais ricos e gerar fundos para financiar projetos de gratuidade no ensino superior.

Fonte: Brasil de Fato

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com