TRAGÉDIA EM PETRÓPOLIS: ESTADO REDUZIU EM ATÉ 99% ORÇAMENTO DESTINADO À PREVENÇÃO

TRAGÉDIA EM PETRÓPOLIS: ESTADO REDUZIU EM ATÉ 99% ORÇAMENTO DESTINADO À PREVENÇÃO

O estado do Rio de Janeiro diminuiu em 54% a previsão de gastos em gestão ambiental para 2022, em comparação com o ano anterior. A área é responsável pelo planejamento das políticas públicas, como o saneamento básico urbano e a preservação do meio ambiente, que poderia ter evitado tragédias como a ocorrida esta semana em Petrópolis (RJ). Até a noite dessa quinta-feira (16), já eram 117 mortos em decorrência das tempestades ocorridas na terça (15).

O cálculo sobre a redução dos gastos em gestão ambiental é da deputada estadual Mônica Francisco (Psol), feito com base em dados públicos do Portal Transparência Fiscal.

Segundo Mônica, no ano de 2021, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) gastou 23,6% do valor previsto em orçamento no projeto “Recuperação da Região Serrana”. Dos R$ 31,65 milhões destinados, somente 7,49 milhões foram pagos.

Mônica cobrou efetividade na implementação de políticas públicas voltadas à prevenção de tragédias, como a de Petrópolis neste ano ou a da região serrana do Rio de Janeiro em 2011, que tirou a vida de 900 pessoas.

Para a deputada, o estado é corresponsável pelos deslizamentos. “Vamos avançar na cobrança, porque a política pública deve ser efetiva. Precisamos de um Plano de Contingenciamento, e de verba real no orçamento do estado”, disse.

Fonte: Brasil de Fato

View of the scene after a mudslide in Petropolis, Brazil on February 16, 2022. – Large scale flooding destroyed hundreds of properties and claimed at least 34 lives in the area. (Photo by CARL DE SOUZA / AFP)
Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com